Acessibilidade / Reportar erro

ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM ON-LINE: CONSTRUÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

ONLINE LEARNING ECOSYSTEM: THEORETICAL-METHODOLOGICAL CONSTRUCTIONS

ECOSISTEMA DE APRENDIZAJE ON-LINE: CONSTRUCCIONES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

ÉCOSYSTÈME D’APPRENTISSAGE EN LIGNE: CONSTRUCTIONS THÉORIQUES ET MÉTHODOLOGIQUES

Resumo

A cultura digital impacta a relação dicotômica entre ambientes físicos e on-line. O cenário sociotécnico da educação ainda está descompassado em relação às competências digitais e é socialmente segregário. Nesse sentido, desde a revisão sistemática da literatura, identificamos estudos que apontam os ecossistemas de aprendizagem on-line como possíveis estruturas metodológicas congruentes às demandas dessa convergência. A revisão incluiu 206 produções, das quais 14 foram elegíveis a partir do método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os resultados revelaram que tais ecossistemas impactam e alteram as relações convencionais entre professor e estudante, organização de sala de aula e compreensão dos processos mediados por tecnologias.

APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO HÍBRIDA; REVISÃO DE LITERATURA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br