Acessibilidade / Reportar erro

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE DIRETORES ESCOLARES

SYSTEMATIC REVIEW OF THE BRAZILIAN LITERATURE ON SCHOOL PRINCIPALS

REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA BRASILEÑA SOBRE DIRECTORES ESCOLARES

REVUE SYSTÉMATIQUE DE LA LITTÉRATURE BRÉSILIENNE AU SUJET DES DIRECTEURS D’ÉCOLE

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar quais são as características centrais da produção sobre diretores escolares no Brasil nas últimas três décadas. Foram analisados 40 estudos, em um universo de 691 trabalhos sobre gestão escolar, publicados no país de 1989 a 2019. As pesquisas foram elaboradas por 65 autores, provenientes de 37 instituições, majoritariamente da região Sudeste, e trataram de sete categorias centrais, sendo a seleção e formação dos diretores a que concentrou o maior número de estudos. Utilizaram, por fim, em sua maior parte, metodologia qualitativa, com foco na análise documental e na análise de discurso.

LIDERANÇA ESCOLAR; GESTÃO ESCOLAR; DIRETOR ESCOLAR; REVISÃO SISTEMÁTICA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br