Acessibilidade / Reportar erro

AFILIAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DOS ALUNOS

AFILIACIÓN EN EL SEXTO AÑO DE EDUCACIÓN BÁSICA DESDE LA PERSPECTIVA DEL ESTUDIANTE

AFFILIATION À LA SIXIÈME ANNÉ DE L’ÉDUCATIÓN PRIMAIRE DU POINT DE VUE DES ÉLÈVES

Resumo

A transição para o sexto ano da educação básica é um processo que merece atenção, visto que o ano tem apresentado taxas de reprovação e abandono superiores àquelas encontradas nos demais anos finais, no Brasil. Neste texto, apresentamos a adaptação do conceito de afiliação, proposto por Coulon (2008) para a transição do ensino médio para o superior, e discutimos e refletimos sobre o uso do conceito para o sexto ano, a partir de um diagnóstico em uma escola pública de grande porte. Foram abordados os alunos de turmas regulares no 2º semestre de 2019 e analisou-se o conteúdo dos dados coletados. A afiliação é insuficiente para a análise de etnométodos criados pelos estudantes, mas é possível, ao complementá-la com uma dimensão relacional, ter uma visão abrangente da transição.

ENSINO FUNDAMENTAL; AFILIAÇÃO; REPROVAÇÃO; ABANDONO ESCOLAR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br