Acessibilidade / Reportar erro

MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL EM 2019: ANÁLISE DO CENÁRIO NACIONAL

MILITARIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN BRASIL EN 2019: ANÁLISIS DEL ESCENARIO NACIONAL

MILITARISATION DE L’ENSEIGNEMENT PUBLIC AU BRÉSIL EN 2019 : ANALYSE DU SCÉNARIO NATIONAL

Resumo

Recorte de uma pesquisa de mestrado, este artigo aborda os processos de militarização das escolas públicas brasileiras até dezembro de 2019. Para isso, apresenta-se um mapeamento indicando as respectivas unidades federativas das escolas, suas vinculações administrativas (municipais ou estaduais) e corpo militar responsável pela tutela da unidade após a militarização (polícia militar, corpo de bombeiro militar ou outro arranjo militarizado). Trata-se, portanto, de uma abordagem panorâmica, focada em exposição e análise nacional dos dados. A sistematização dos dados demonstra uma preponderância das escolas militarizadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Constata-se, portanto, que até 2019 se tratava de uma política mais difundida nas localidades mais pobres do país.

EDUCAÇÃO MILITAR; ESCOLA MILITAR; EDUCAÇÃO CÍVICA; DIFERENCIAÇÃO

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br