Acessibilidade / Reportar erro

CASOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES

TEACHING CASES AS POSSIBILITIES FOR MEDIATION IN THE TEACHING PRACTICE OF NOVICE TEACHERS

CASOS DE ENSEÑANZA COMO POSIBILIDADES DE MEDIACIÓN EN LA PRÁCTICA DOCENTE DE PROFESORES PRINCIPIANTES

LES CAS D’ENSEIGNEMENT COMME OUTILS DE MÉDIATION DANS LA PRATIQUE PÉDAGOGIQUE DES ENSEIGNANTS DÉBUTANTS

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre casos de ensino como mediação na formação de professores. O estudo deu-se com quatro professores iniciantes em seu primeiro ano de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do interior de Pernambuco. Investigou-se a possibilidade do uso de casos de ensino como estratégias formativas de mediação para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Os dados foram coletados por casos de ensino e grupos de discussão, em uma rede coletiva de reflexões sobre os desafios e necessidades formativas. Os resultados apontaram que os casos de ensino contribuíram sobremaneira como mediação para os professores perceberem como constroem seus conhecimentos, em que as reflexões coletivas constituíram estratégia de formação.

INICIAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br