Acessibilidade / Reportar erro

EU, NÓS E OS OUTROS: DESAFIOS DOCENTES PARA ENSINAR

YO, NOSOTROS Y LOS OTROS: DESAFÍOS DOCENTES PARA ENSEÑAR

MOI, NOUS ET LES AUTRES: LES DÉFIS DE L’ENSEIGNEMENT

Resumo

O enfrentamento reflexivo-discursivo das aporias pedagógicas é uma possibilidade de pensar o aprender e o não aprender de estudantes. A pergunta que guia este trabalho é a seguinte: considerando nossas experiências de dificuldades como alunos, que estilo de docência possibilitou que nossos professores obtivessem sucesso em nossas aprendizagens? Reflete-se acerca da pertinência do enfrentamento pensante das aporias pedagógicas nos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares. Organiza-se a reflexão em seis passos, com a intenção de sustentar que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos singulares de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das aporias inerentes ao processo educativo.

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DOCÊNCIA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br