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DIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL

BIOGRAPHICAL DIMENSIONS, COMMUNITY RESPONSES: TENSIONS OF A SOCIOEDUCATIONAL POLICY IN PORTUGAL

DIMENSIONS BIOGRAPHIQUES, RÉPONSES COMMUNAUTAIRES: TENSIONS CONCERNANT UNE POLITIQUE SOCIO-ÉDUCATIVE AU PORTUGAL

DIMENSIONES BIOGRÁFICAS, RESPUESTAS COMUNITÁRIAS: TENSIONES EN UNA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA EN PORTUGAL

Resumo

Neste artigo 1 1 A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Centro de Investigação da Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (PTDC/MHC/CED/3775/2014). Este artigo analisa dados parcelares de um projeto mais vasto, Políticas, Governação e Administração da Educação, em que participam 19 investigadores portugueses: A. Afonso, A. P. Macedo, C. A. Gomes, C. Estevão (até 2014), C. Rocha, D. Silva, E. Veloso, E. Vilarinho, F. Martins, G. Silva, J. Palhares, M. A. Silva, M. J. Carvalho, M. J. Casa-Nova, L. Torres, L. Lima, V. Sá e as autoras. Os textos da introdução e do referencial teórico inscrevem-se parcialmente nesse projeto mais amplo. debatemos sentidos da microintervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário. Interessou-nos estudar implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares, que o Programa InovAção (PI) traduz. A análise dos dados sugere a ambivalência de sentidos e resultados da microintervenção comunitária: observam-se práticas, apoiadas em compromissos sociais alargados, de construção coletiva da capacitação individual (a gestão do eu, aprender o ofício de aluno, normalizar biografias académicas) em tensão com a vinculação a respostas educacionais de cariz remediativo e orientações para a individualização e localização das intervenções face a problemas escolares, de que são objeto os sujeitos excluídos.

GOVERNAÇÃO; FRACASSO ESCOLAR; ABANDONO ESCOLAR; DESIGUALDADES SOCIOEDUCATIVAS

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