Acessibilidade / Reportar erro

AJUDANDO A COMPREENDER TEXTOS ESCRITOS: POR QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

AYUDANDO A COMPRENDER TEXTOS ESCRITOS: ¿POR QUÉ COMENZAR EN LA EDUCACIÓN INFANTIL?

L'AIDE À LA COMPRÉHENSION DE TEXTES ÉCRITS: POURQUOI COMMENCER À LA MATERNELLE?

Resumo

O artigo discute o desenvolvimento da compreensão de textos com crianças que ainda não leem convencionalmente. Com essa intenção, conduzimos uma revisão de pesquisas na área de psicologia cognitiva, com destaque para aquelas envolvendo a leitura compartilhada de histórias com crianças entre 4 e 5 anos. Na análise desses estudos, discutimos as implicações dos seus resultados para a ação pedagógica, avaliando o potencial de certos procedimentos metodológicos adotados para desenvolver a compreensão das crianças. Por fim, refletimos sobre alternativas de exploração tanto de estratégias de leitura quanto do conteúdo do texto com vistas a orientar a formação de “ouvintes ativos”, que produzem sentidos com base em textos que escutam e que, mais adiante, poderão ler autonomamente.

COMPREENSÃO; LEITURA; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br