Acessibilidade / Reportar erro

O ESPAÇO FORMATIVO COMPARTILHADO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EL ESPACIO FORMATIVO COMPARTIDO: PERSPECTIVAS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES

ESPACE DE FORMATION PARTAGÉ: PERSPECTIVES POUR LA FORMATION DES ENSEIGNANTS

Resumo

Este trabalho, que é resultado de uma tese de doutorado, tem por objetivo compreender como um espaço formativo compartilhado pode promover mudanças de qualidade das ações de ensino. Para isso, constituímos um espaço formativo compartilhado com uma professora, em uma escola estadual localizada em um bairro periférico, para organização do ensino de ciências da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontaram ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes, realizadas em uma unidade dinâmica e de modo compartilhado, como desencadeadoras de aprendizagens e de novas ações para a atividade de ensino. A constituição de espaços compartilhados, organizados nessa perspectiva, possibilita o desenvolvimento psíquico de docentes e mudanças na qualidade do ensino.

ATIVIDADE DE ENSINO; AÇÕES FORMADORAS; FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES; TEORIA DA ATIVIDADE

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br