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INDUÇÃO DOCENTE EM REVISÃO: SENTIDOS CONCORRENTES E PRÁTICAS PREVALECENTES

INDUCCIÓN DOCENTE EN REVISIÓN: SENTIDOS CONCURRENTES Y PRÁCTICAS PREDOMINANTES

L’INDUCTION DES ENSEIGNANTS SOUS REVUE: LES SENS CONCOURANTS ET LES PRATIQUES PRÉDOMINANTES

Resumo

O artigo apresenta uma síntese integrativa de concepções, políticas e práticas de indução docente durante o período de inserção de professores na carreira, tendo por base uma revisão sistemática de literatura. Conduziu-se tal revisão na intenção de: analisar as tendências de indução docente inscritas na produção internacional da área; discutir as relações de correspondência, integração e indepen- dência entre mentoria e indução; compreender o lugar das políticas e programas de indução profissional docente no âmbito das pesquisas localizadas; e, finalmente, sistematizar a produção de conhecimentos sobre o tema com referências às teorizações e abordagens metodológicas prevalecentes.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INDUÇÃO DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; REVISÃO DE LITERATURA

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