Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO DA MORFOLOGIA DO PSOAS E LORDOSE LOMBAR EM DIFERENTES POSTURAS

RESUMO

Objetivo:

Comparar a confiabilidade interobservador da mensuração da morfologia do psoas e lordose lombar nas diferentes posições e padronizar a realização do exame de ressonância magnética em posição prona e lateral.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal realizado com voluntários assintomáticos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, sem alterações patológicas conhecidas na região lombar. Foi realizada ressonância magnética da coluna lombar na posição supina, decúbito lateral direito e prono, obtendo imagens nas sequências ponderadas em T2 nos planos sagital e axial. Foram medidas as distâncias do psoas até o platô vertebral e o plexo lombar. Os exames foram avaliados por dois ortopedistas independentes em caráter cego.

Resultados:

Houve ótima concordância entre as medições do tamanho da vértebra (ICC=0.92), baixa concordância para a distância do plexo (ICC = 0,63) e alta concordância para a margem anterior (ICC = 0,84).

Conclusão:

Houve boa reprodutibilidade das medidas propostas, sugerindo que a técnica em posição lateral e prona é capaz de gerar imagens de qualidade. Nível de Evidência 3B; Prospectivo.

Descritores:
Ressonância Magnética; Músculos Psoas; Posicionamento do Paciente

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br