Acessibilidade / Reportar erro

MELHORA NA PONTUAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS ODI E SF-36 APÓS UM ANO DE PLIF OU TLIF

RESUMO

Objetivo:

Verificar se pacientes submetidos à cirurgia de PLIF ou TLIF obtém melhora nos questionários ODI e SF-36.

Métodos:

Estudo retrospectivo, de centro único, não randomizado. Foram incluídos pacientes submetidos à cirurgia da coluna vertebral com a utilização da técnica de PLIF ou TLIF, avaliados através dos questionários ODI e SF-36 pelo menos na visita pré-operatória e após um ano de pós-operatório. Os desfechos foram a pontuação no ODI e SF-36. Os pacientes foram, então, subdivididos em dois subgrupos: Grupo 1 (1 nível) e Grupo 2 (>1 nível de cirurgia), que foram comparados em relação a melhora na pontuação dos questionários ODI e SF-36.

Resultados:

A média de idade foi de 47 anos, com 52% de pacientes do sexo masculino (13/25) e média de cinco dias de internação. Os pacientes apresentaram melhora significativa nos questionários ODI (p<0,001) e em todos os domínios do SF-36, exceto o Estado Geral de Saúde (p=0,58). Após a subdivisão nos grupos, foi visto que os pacientes submetidos a mais de um nível de cirurgia tiveram maior perda sanguínea e menor período de internação, no entanto, a melhora obtida nos questionários ODI e SF-36, comparados ao grupo com apenas um nível de cirurgia, foi semelhante.

Conclusão:

As cirurgias de PLIF ou TLIF são eficientes e causam melhora na pontuação dos questionários ODI e SF-36 após 1 ano de cirurgia. Pacientes submetidos a um nível de cirurgia ou a mais de um nível de cirurgia apresentaram melhora significativa e semelhante nos scores de ODI e SF-36. Nível de evidência II; Estudo Retrospectivo, de Centro Único.

Descritores:
Coluna Vertebral/Cirurgia; Qualidade de Vida; Fusão Vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br