Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO TRATAMENTO DESCOMPRESSIVO DO CANAL VERTEBRAL PELA VIA TRANSESPINHOSA

Resumo:

Objetivo:

A técnica de separação do processo espinhoso é uma técnica cirúrgica menos invasiva para o tratamento da estenose do canal lombar. O objetivo é avaliar os resultados dessa técnica no tratamento da estenose do canal lombar.

Método:

Trinta pacientes portadores de estenose do canal vertebral lombar foram submetidos ao tratamento cirúrgico por meio da técnica da separação do processo espinhoso, tendo sido avaliados no período de três anos de pós-operatório, por meio da escala de dor e de trabalho de Denis, pelo questionário SF-36 e avaliação radiográfica do segmento operado.

Resultados:

Na avaliação da escala de dor de Denis, 21 (70%) pacientes não apresentavam dor (P1) e nove (30%) pacientes relataram dor mínima lombar, não necessitando medicação (P2). A escala de trabalho de Denis evidenciou que nove (30%) pacientes apresentavam restrições ao retorno à atividade prévia de trabalho (W2) e 21 (70%) pacientes foram classificados como W1. O questionário SF-36 apresentou resultados 81,25 para aspectos físicos (AF), 81,9 para capacidade funcional (CF), 81,3 para aspectos emocionais (AE), 64,3 para vitalidade(V), 65,9 para saúde mental (SM), 81,98 para aspectos sociais (AS), 75,6 para dor (D) e 68,1 para estado geral de saúde (EGS). Não foram observados sinais radiográficos de instabilidade do segmento vertebral operado na avaliação radiográfica.

Conclusão:

A descompressão do canal vertebral lombar por meio da técnica de separação do processo espinhoso apresentou bons resultados na avaliação num período de três anos de pós-operatório dos pacientes avaliados.

Nível de Evidência II, Estudo Retrospectivo Comparativo.

Descritores:
Estenose Espinal; Coluna Vertebral; Procedimentos Ortopédicos

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br