Acessibilidade / Reportar erro

VALIDAÇÃO DA MEDIÇÃO DAIP USANDO TC E COMPARAÇÃO COM RADIOGRAFIAS DA COLUNA TOTAL E LOMBOSSACRAL

Resumo:

Objetivo:

O objetivo deste estudo é descrever um novo método extremamente simples para medir a incidência pélvica (IP) usando tomografia computadorizada (TC) e comparar essas medidas com as medidas derivadas de radiografias de coluna totale lombossacral em uma população brasileira.

Métodos:

Foram selecionados pacientes que realizaram radiografias de coluna totale lombossacral e tomografia computadorizada de abdome, pelve ou coluna lombar em intervalo inferior a três meses.A sobreposição de imagens foi usada para medir a IP na TC.AIP foi calculada por dois examinadores independentes e aIP de cada exame foi calculada duas vezes, com intervalo de dois meses entre as avaliações. A confiabilidade e a reprodutibilidade intra e interexaminadores foram avaliadas por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e do coeficiente de repetibilidade, considerando um intervalo de confiança de 95%.

Resultados:

Foram analisados 55 pacientes de ambos os sexos com média de idade de 58,7 anos (±19). Os ângulos IP médios na análise de ambos os examinadores em ambas as avaliações foram de 54,85° (±13,73) na radiografia de coluna total, 54,06° (±11,67) na radiografia de coluna lombossacral e 49,96° (±9,85) na TC. Houve boa confiabilidade e reprodutibilidade intra e interexaminadores. A concordância também foi alta nasradiografias da coluna total e lombossacral.

Conclusões:

A TC é uma alternativa confiável e reprodutível para mensuração da IP Nível de evidência III; Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Tomografia; Lordose; Radiografia; Coluna vertebral; Pelve

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br