Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA E AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

RESUMO

Objetivo

Determinar a prevalência de lombalgia e estabelecer correlação com fatores de risco para o desenvolvimento de dor lombar em um Hospital Escola da Zona Leste de São Paulo.

Métodos

Trata-se de um estudo analítico observacional transversal, no qual foram avaliados 90 pacientes provenientes das enfermarias do Hospital Escola. Foram empregados instrumentos internacionalmente validados para avaliar aspectos clínicos, epidemiológicos e comportamentais.

Resultados

A taxa de prevalência obtida foi de 57,73%, considerada alta em comparação com as taxas das pesquisadas realizadas fora do ambiente hospitalar. Houve predomínio do sexo feminino, com 30,13% (DPa 5,32%). Os distúrbios do sono, medidos indiretamente por meio de horas de sono e a média da graduação de dor (p = 0,007), parecem agir como fator de risco. Os instrumentos para verificação da dor parecem ter maior eficácia quando usados em conjunto, sendo observada uma associação entre o questionário de Oswestry (ODI) e a escala visual analógica (EVA) de dor (p = 0,000).

Conclusões

Constatou-se maior taxa da prevalência de lombalgia entre os indivíduos institucionalizados, principalmente, os hospitalizados, comparada a taxas observadas fora do contexto hospitalar. Nível de evidência IV; Estudo Observacional Transversal.

Dor Lombar; Coluna Vertebral; Prevalência; Fatores de Risco

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br