Acessibilidade / Reportar erro

BLOQUEIO ANESTÉSICO DO SEPTO INTERTRANSVERSO, ESTUDO PROSPECTIVO OBSERVACIONAL

RESUMO:

Objetivo:

Avaliar a influência do bloqueio anestésico do septo intertransverso (BASIT) sobre a dor pós-operatória em cirurgia de coluna lombar.

Metodologia:

O estudo foi realizado de modo prospectivo e observacional. Foram incluídos no estudo 105 pacientes submetidos à cirurgia da coluna lombar por via posterior e divididos em dois grupos: 35 pacientes no grupo experimental, que recebeu o BASIT ao final do procedimento e 70 pacientes no grupo controle, sem o BASIT. Os pacientes foram avaliados quanto à dor lombar (escala visual de dor), consumo de opioide no 1º dia pós-operatório, complicações referentes ao procedimento e tempo de internamento após a cirurgia.

Resultados:

A amostra consistiu em 46 homens e 59 mulheres, com média de idade de 57,7 anos (21 a 90 anos). A média de dor pós-operatória do grupo experimento foi 1,88 e no grupo controle 2,11 (p<0,05). Houve uma tendência a menor uso de morfina no grupo experimento com p = 0,053. Houve diferença estatística no consumo de morfina entre os pacientes que não utilizavam opioides previamente quanto comparados aos que já faziam uso (p 0,04). Não houve diferença entre os grupos quanto ao tempo de internamento nem eventos adversos relacionados à técnica.

Conclusão:

O bloqueio anestésico do septo intertransverso reduziu o consumo de opioides e os níveis de dor lombar após cirurgia (p<0,05), não havendo diferença estatística no tempo de internamento, nem intercorrências relacionadas a técnica. Nível de Evidência II; Estudo Prospectivo Clínico.

Descritores:
Bloqueio Nervoso; Coluna Vertebral; Dor Pós-Operatória

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br