Acessibilidade / Reportar erro

O QUADRADO DE LAMARTINA E ÍNDICE DE SEVERIDADE NA CIRURGIA PARA LISTESE LOMBAR DE ALTO GRAU

Resumo:

Objetivo:

avaliar a correlação entre as principais medidas do alinhamento sacropélvico com a retroversão pélvica e avaliar a efetividade do Lamartina Square na escolha do nível proximal de intrumentação.

Métodos:

amostra com 21 pacientes com espondilolistese de alto grau L5-S1, submetidos à artrodese com instrumentação, de 01/2004 a 12/2016. Os dados demográficos dos pacientes, tipos de cirurgias, complicações, parâmetros do alinhamento sagital, Severity Index e Lamartina Square foram registrados antes da cirurgia e no último acompanhamento. Dados processados no SPSS 22.0 com as diferenças das médias calculadas utilizando-se o teste t de Student para dados emparelhados. A análise da correlação linear foi realizada pelo coeficiente de Spearman. Significantes as análises com p < 0,05.

Resultados:

melhora significativa do ângulo de deslizamento e de cifose lumbosacral de Dubousset´s (> 100° no ultimo seguimento pósoperatório). Redução significativa da porcentagem de deslizamento ( e do severity index em L4 e L5. Este teve uma forte correlação direta com: tilt pélvico, mismatch, ângulo de deslizamento, porcentagem de deslizamento e uma forte inversa com: ângulo de cifose lumbosacral de Dubousset´s e o slope sacral.

Conclusão:

O Severity Index de L5 e o Lamartina Square devem ser consideradas variáveis importantes no planejamento pré-operatório de pacientes com espondilolistese lombar de alto grau.

Descritores:
Espondilolistese; Índices de Gravidade do Trauma; Seguimentos; Cirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br