Acessibilidade / Reportar erro

SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DO ACHADO DE "MINI-BRAIN" PARA DIAGNÓSTICO DE MIELOMA MÚLTIPLO E PLASMOCITOMA

RESUMO

Introdução

. O padrão de imagem ‘’Mini brain’’ foi identificado como um sinal radiológico para diagnosticar mieloma múltiplo e plasmocitomas solitários em ressonância magnética (MR). No entanto, ainda existem dados escassos sobre a frequência na qual ele pode ser observado ea real precisão diagnóstica.

Objetivo:

No presente estudo, apresentamos nossa série, discutimos a sensibilidade ea especificidade de’’mini-brain’’ sobre o diagnóstico de mieloma múltiplo (MM)/ plasmocitoma e revisão da literatura.

Métodos.

A amostra do estudo consistiu de pacientes assintomáticos e/ou sintomáticos consecutivamente diagnosticados com doença vertebral expansiva. Os pacientes foram avaliados com RM. Realizou-se revisão da literatura sobre a relação do sinal radiológico “mini-brain” e o diagnóstico de mieloma múltiplo (MM) ou plamocitoma.

Resultados.

Quarenta e sete pacientes foram avaliados consecutivamente. Entre os cinco pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo, quatro apresentavam padrão MR de “mini-brain”. A sensibilidade do “mini-brain” foi de 80%. A especificidade foi de 97,6%. A acurácia foi de 95,8%. A sensibilidade ea especificidade foram de 100%, quando consideramos diagnósticos diferenciais somente com lesões neoplásicas.

Conclusão.

‘’Mini brain’’ é um sinal viável e confiável para diagnosticar mieloma múltiplo/plasmocitoma, orientando os médicos para triagem e tratamento adequados. No entanto, não deve substituir a investigação patológica após biópsia vertebral. Nível de Evidência III; Estudo de caso: Estudo caso-controle.

Descritores:
Plasmocitoma; Espectroscopia de ressonância magnética; Sensibilidade e especificidade

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br