Acessibilidade / Reportar erro

REVISÃO ANALÍTICA DOS FATORES CONTRIBUINTES PARA DEGENERAÇÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL

RESUMO

Objetivo:

Resumir as tendências atuais da patogênese e do tratamento da degeneração do disco e sugerir quais áreas de pesquisa seriam benéficas.

Métodos:

A literatura disponível relevante para degeneração do disco lombar foi revisada. Os bancos de dados PubMed, MEDLINE, OVID, EMBASE, Cochrane e Google Scholar foram usados para revisar a literatura. A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa não se aplica a este estudo.

Resultados:

Este artigo resume as tendências da patogênese e os fatores associados à degeneração do disco.

Conclusões:

A contribuição genética para a degeneração do disco lombar é um conceito mais recente, que ainda é pesquisado em diferentes populações ao redor do mundo. Os investigadores demonstraram uma predisposição familiar na etiologia da degeneração de disco lombar. Os tamanhos de efeito da maioria das variantes genéticas são pequenos e, portanto, os estudos individuais de ambiente genético devem ter tamanhos de amostra suficientemente grandes para fornecer evidências convincentes de qualquer interação. Nível de evidência; Revisão narrativa da literatura.

Descritores:
Epidemiologia; Genética; Envelhecimento; Meio Ambiente

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br