Acessibilidade / Reportar erro

VERTEBROMETRIA E DISCOMETRIA DO SEGMENTO LOMBAR FUNCIONAL (TÉCNICA REBATÚ-MURGUÍA)

RESUMO

O tratamento cirúrgico da degeneração de disco intervertebral visa restaurar a altura do espaço discal e a liberação de estruturas neurológicas envolvidas. Como qualquer tratamento cirúrgico em ortopedia, o sucesso ou fracasso do procedimento lombar envolve a possibilidade de realizar um planejamento adequado de cada evento em particular. Em se tratando de cirurgia de estabilização lombar com fusão intersomática, é essencial conhecer a altura ideal do espaço discal para que a fusão seja bem-sucedida.

Objetivo:

Demonstrar que a altura ideal do espaço discal corresponde aproximadamente a um terço da altura do corpo vertebral.

Métodos:

Foram realizadas radiografias em visão AP e lateral em residentes do hospital para fazer a medição dos corpos vertebrais do segmento funcional L4-L5, assim como do espaço discal. Realizou-se uma comprovação da regra de três com a altura do disco e dos corpos vertebrais.

Resultados:

Verificou-se que o espaço discal equivale a 31% do tamanho do corpo vertebral, tomando-se como constante 0,31.

Conclusão:

O tamanho do disco é correspondente a um terço do corpo vertebral, tomando-se um constante 0,31. A multiplicação da constante pela altura do corpo vertebral resulta na altura exata do disco. Assim sendo, em presença de degeneração do disco intervertebral, é possível conhecer o tamanho do disco e, portanto, o tamanho do cage intersomático.

Descritores:
Degeneração do disco intervertebral; Discotomia; Fusão vertebral.

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br