Acessibilidade / Reportar erro

CORREÇÃO CIRÚRGICA DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA JUVENIL - PERCEPÇÃO DE NOSSOS PACIENTES SOBRE SUA QUALIDADE DE VIDA

RESUMO

Objetivo:

Relatar os resultados de nossos pacientes operados para correção de escoliose com relação à sua qualidade de vida.

Introdução:

A escoliose idiopática juvenil afeta entre 1% e 3% da população durante a puberdade. O tratamento será conservador na maioria dos casos. O tratamento cirúrgico terá como objetivo melhorar o alinhamento coronal e sagital. O questionário SRS 22 é uma ferramenta útil para avaliar a qualidade de vida desses pacientes.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospectivo de 22 pacientes operados entre outubro de 2017 e janeiro de 2020 devido à escoliose idiopática juvenil. Todos tinham curvas superiores a 45 graus tratadas com instrumentação e artrodese. A qualidade de vida pós-operatória foi avaliada por meio do questionário SRS-22.

Resultados:

A média de idade dos nossos pacientes no momento da intervenção foi 15,5 anos, com predominância do sexo feminino. A aplicação do questionário SRS-22 gerou os seguintes escores médios: dor 4,6; função 4,3; autoimagem 4,41; saúde mental 4,89 e satisfação 5,0.

Conclusões:

O desenvolvimento das técnicas cirúrgicas permitiu obter bons resultados no tratamento da escoliose. A avaliação de nossos pacientes por intermédio do questionário SRS 22 reflete boa qualidade de vida nos cinco parâmetros avaliados. As principais limitações deste estudo foram o pequeno tamanho da amostra e seu caráter retrospectivo. Nível de Evidência III; Estudo retrospectivo, longitudinal, descritivo, observacional.

Descritores:
Escoliose; Escoliose Idiopática Juvenil; Qualidade de Vida; SRS-22

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br