Acessibilidade / Reportar erro

EPIDEMIOLOGIA DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE DE UM CENTRO ESPECIALIZADO EM CURITIBA

RESUMO:

Objetivo:

Avaliação do perfil da população com escoliose idiopática do adolescente (EIA) atendida no centro especializado em cirurgia de coluna em Curitiba-PR.

Métodos:

Estudo multicêntrico prospectivo, sendo analisados, no momento, somente os dados do centro em questão. Todos os pacientes encaminhados do serviço de saúde básica para avaliação de deformidade foram submetidos a radiografia panorâmica de coluna total para avaliação da curvatura através do método de Cobb, avaliação da maturidade esquelética pela classificação de Risser e classificação da escoliose por Lenke. Foram, também, realizadas fotos clínicas de todos os pacientes e avaliação da qualidade de vida pelo questionário SRS-30.

Resultados:

Foram avaliados 30 pacientes com escoliose e idade média de 14,63 ± 3 anos. Prevalência de sexo feminino:masculino 1,5:1. Os pacientes apresentavam Cobb médio 45,96° e a maioria estava próxima da maturidade esquelética Risser 4 (48,3%). 60% apresentavam curva torácica (Lenke 1) e 13,3% dupla curva (Lenke 3 ou 6). 63,3% dos casos apresentaram atraso na assistência médica, demorando em média 18 meses entre o encaminhamento e a consulta com especialista. 60% dos pacientes foram encaminhados para tratamento cirúrgico após a primeira consulta com um especialista.

Conclusão:

A amostra populacional deste centro encontra-se consoante a literatura. Pelo Cobb >40° na primeira consulta com o especialista e a alta taxa de encaminhamento para cirurgia, fica demonstrado a falha do diagnóstico precoce e necessidade de políticas públicas para melhor conhecimento e assistência da escoliose idiopática do adolescente. Nível de evidência: IV; Estudo Epidemiológico Descritivo.

Descritores:
Escoliose; Epidemiologia; Saúde Pública; Prevalência; Coluna Vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br