Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO MORFOMÉTRICO DO PEDÍCULO DE C6 E C7: UMA ANÁLISE POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

RESUMO

Objetivo:

Mensurar o diâmetro e a espessura do pedículo de C6 e C7 por meio de tomografia computadorizada para analisar a segurança no ato cirúrgico e a diferença entre o sexo masculino e feminino.

Métodos:

Trata-se de um estudo retrospectivo. Foram avaliadas 200 tomografias computadorizadas da coluna cervical, sendo 100 do sexo masculino e 100 do sexo feminino, provenientes do setor de Radiologia do Hospital Santa Teresa. Foram inclusos exames de pacientes acima de 18 anos e menores que 70 anos. A espessura do pedículo foi mensurada no plano axial e a altura foi mensurada em cortes sagitais. O teste t de Student foi utilizado para comparar diferenças entre os sexos, e um valor de p menor que 0,05 foi considerado significante.

Resultados:

A média de idade dos indivíduos incluídos na amostra foi de 35±9 anos. Em geral, a média da altura dos pedículos de C6 e C7 foram de 7,1±0,9 mm e 7,8±0,9 mm, respectivamente. A média da espessura dos pedículos de C6 e C7 foram de 5,2±0,7 mm e 5,9±0,8 mm, respectivamente. Os valores foram significativamente menores para pacientes do sexo feminino.

Conclusões:

O presente trabalho demonstrou parâmetros que podem ser utilizados para o planejamento préoperatório de cirurgias de fixação transpedicular cervical, tanto em C6 quanto em C7. Como é um procedimento que pode acarretar lesão iatrogênica em estruturas importantes, o tamanho do parafuso deve ser escolhido com cautela, dentro de um planejamento minucioso pré-operatório de modo à evitar ruptura de vasos ou lesões em nervos adjacentes. Nível de evidência III; Estudo retrospectivo.

Descritores:
Coluna vertebral; Ortopedia; Tomografia; Anatomia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br