Acessibilidade / Reportar erro

CIMENTO DISCOPLASTIA PERCUTÂNEA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DEGENERATIVA DO DISCO. SÉRIE DE CASOS

RESUMO

Introdução:

O cimento discoplastia percutânea (PCD) é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que proporciona estabilização segmentar e efeito descompressivo indireto nos casos de doença discal degenerativa grave com fenômeno de vácuo, útil em pacientes com comorbidades que contra-indicam procedimentos cirúrgicos agressivos.

Materiais e métodos:

Foi realizada uma análise retrospectiva de seis pacientes submetidos à PCD, relatando as variáveis demográficas, os segmentos tratados e o resultado clínico avaliado por meio da escala visual analógica de dor (EVA) tanto no pré-cirúrgico quanto no de seis meses acompanhamento. Por fim, foi realizada uma revisão da literatura.

Resultados:

foram incluídos seis casos de PCD, dos quais cinco apresentavam diagnóstico de disartrose e um de disartrose com espondilolistese. Quatro pacientes do sexo feminino e dois do sexo masculino. Em três pacientes, o PCD foi realizado em um segmento e em três pacientes em vários segmentos. Em relação ao resultado clínico, houve melhora em cinco dos pacientes (média 5.6 pontos EVA), um dos pacientes não apresentou melhora e necessitou de nova intervenção cirúrgica.

Conclusões:

A PCD é uma técnica minimamente invasiva útil no tratamento da dor da coluna secundário à doença degenerativa do disco em pacientes com comorbidades que contra-indicam um procedimento de grande porte. A descompressão foraminal indireta por PCD em um ou mais segmentos parece contribuir para o alívio da dor. Nível de Evidência III; Série de casos e controles.

Descritores:
Descartrose; Doença Discal Degenerativa; Cimento Discoplastia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br