Acessibilidade / Reportar erro

EPIDEMIOLOGIA DA ESCOLIOSE PEDIÁTRICA EM HOSPITAL TERCIÁRIO EM RECIFE-PE

Resumo:

Objetivo:

Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes portadores de escoliose entre as idades de 0 até 18 anos no Hospital Getúlio Vargas em Recife-PE.

Métodos:

Estudo transversal em que os participantes foram submetidos a um questionário demográfico, em seguida tiveram seu perfil clínico avaliado com a medição do ângulo de Cobb, realização de fotografias clínicas e aplicação de questionários de qualidade de vida.

Resultados:

A amostra foi construída com 103 pacientes, em sua maioria do gênero feminino, com idade média de 13,68 anos, provenientes do interior do estado, com diagnóstico de escoliose idiopática do adolescente classificadas como Lenke 1. Escoliose neuromuscular e congênita estiveram presentes em menor número. O questionário de qualidade de vida aplicado mostrou que houve diferença significativa na percepção da autoimagem de pacientes com escoliose idiopática que tinham curvas menores que 50 graus em relação aos que tinham maior deformidade. Aqueles com curvas de maior valor angular apresentavam menor pontuação em todos os quesitos do questionário, sugerindo pior qualidade de vida, mas não houve diferença significativa.

Conclusão:

Conclui-se que, o perfil epidemiológico dos pacientes portadores de escoliose pediátrica é formado por meninas com escoliose idiopática, com média de idade de 13 anos, provenientes do interior do estado, tendo diagnóstico de escoliose idiopática classificada como Lenke 1. Dos demais tipos de escoliose, o mais prevalente foi a escoliose neuromuscular secundária à paralisia cerebral. Nível de Evidência IV; Estudos prognósticos – Investigação do efeito de característica de um paciente sobre o desfecho da doença.

Descritores:
Coluna Vertebral; Escoliose; Radiografia; Qualidade de Vida Relacionada à Saúde

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br