Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE TOMOGRÁFICA DA VÉRTEBRA T-1 PARA PASSAGEM DE PARAFUSOS LAMINARES EM CRIANÇAS DE 0 A 12 ANOS

Objetivo

: Análise tomográfica da vértebra T1 em crianças de zero a doze anos de idade, obtendo parâmetros anatômicos que auxiliarão a fixação intralaminar nessa população infantil.

Métodos

: Análise retrospectiva da coluna por TC (cervical e torácica) de indivíduos entre 0 e 12 anos de idade, de ambos os sexos, sem deformidades anatômicas. Foram avaliados, separadamente, em cada lado, o comprimento e a espessura das lâminas, bem como o ângulo espino-laminar. A análise morfométrica foi realizada com o programa iSite PACS Philips Healthcare Informatics(r) e os valores obtidos foram expressos em milímetros (mm). As variáveis estudadas foram correlacionadas com os grupos etários e o sexo dos indivíduos. A análise estatística foi feita pelo teste t e os resultados foram considerados significativos quando p < 0,05.

Resultados

: Por meio de análises tomográficas de 24 pacientes, verificou-se que a idade não tem correlação com o ângulo de ataque para parafusos intralaminares de T1. Já o comprimento e a espessura da lâmina de T1 aumentam proporcionalmente com a idade. O comprimento médio total das lâminas foi de 28,62 ± 4,42 mm. A média total da espessura 4,75 ± 0,95 mm (3,2 a 6,5).

Conclusão

: O presente estudo mostra dados relevantes sobre a utilização de parafusos translaminares, que atualmente são disponíveis comercialmente com espessura mínima de 3,5 mm. É possível, assim, afirmar que, nesta amostra, pode ser utilizado em 87,5% do total de lâminas, sendo aplicável em todas as lâminas nos pacientes acima de 44 meses de idade.

Transição cérvico-torácica; Análise Tomográfica; Lâmina T1 Tomografia computadorizada por raio X; Vertebras cervicais; Vertebras torácicas; Laminectomia


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br