Acessibilidade / Reportar erro

RECUPERAÇÃO NEUROLÓGICA APÓS TRATAMENTO CIRÚRGICO EM PACIENTES COM TRM TORACOLOMBAR

Resumo:

Objetivo:

Avaliar a recuperação neurológica com um acompanhamento de 06 (seis) meses em vítimas de fraturas torácicas e lombares submetidos a descompressão medular em menos de 24 horas, entre 24 e 48 horas e em mais de 48 horas do trauma.

Métodos:

Foram coletados dados relativos a pacientes atendidos em hospital público de grande porte de Belo Horizonte, no período de 2014 e 2018, vítimas de TRM que apresentavam déficits neurológicos no atendimento inicial, e a recuperação neurológica apresentada.

Resultados:

Foram avaliados 41 pacientes vítimas de TRM, cuja idade média foi de 34 anos. Observou-se predomínio de fraturas na coluna torácica (65.9% dos casos) e classificadas como AO Spine tipo C (75%). Em relação a variável tempo cerca de 68% dos pacientes foram submetidos a tratamento cirúrgico com mais de 48h decorridas do trauma. Observou-se que tanto nos pacientes submetidos a descompressão cirúrgica com menos de 24h quanto nos operados com mais de 48h após o trauma houve discreta melhora neurológica no follow-up de 6 meses. Não foi constatada, todavia, significância estatística. Cabe destacar ainda que mesmo analisando o conjunto dos 41 pacientes do estudo, independente do intervalo cirúrgico, não foi possível constatar melhora neurológica com significância estatística na reavaliação de 6 meses.

Conclusão:

Nosso trabalho não conseguiu demonstrar diferenças significativas entre aqueles pacientes operados precocemente em menos de 24 horas daqueles operados em mais de 48 horas. Nível de evidência III; Estudo retrospectivo comparativo.

Descritores:
Traumatismos da Medula Espinal; Compressão da Medula Espinal; Artrodese; Descompressão; Fraturas Ósseas; Ferimentos e Lesões

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br