Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de alunos de escola pública e privada em processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora

Resumo:

Objetivo:

caracterizar o desempenho de escolares de 5º ano do ensino fundamental de escola pública e privada em processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora.

Método:

foram avaliadas 34 crianças do 5º ano do ensino fundamental (GPub: 16 de escola pública; e GPriv: 18 de escola privada), cujos pais e professores responderam a questionários sobre o desenvolvimento da linguagem, nível socioeconômico e desempenho acadêmico. As habilidades auditivas de figura-fundo e associação de estímulos auditivos e visuais, figura-fundo para sons linguísticos, integração binaural, ordenação temporal e resolução temporal foram avaliadas com os testes comportamentais Pediatric Speech Intelligibility Test, Dicótico de Dígitos, Teste Padrão de Frequência versão da Auditec® e Gaps-in-Noise. O vocabulário foi avaliado com o Teste de Vocabulário por Figuras USP e a compreensão leitora com teste PROLEC.

Resultados:

houve diferença significante entre o nível socioeconômico dos grupos pesquisados, embora, em ambos os grupos, pôde-se observar resultados dentro dos valores de referência nos testes aplicados. Houve uma tendência a pontuações mais elevadas no grupo de alunos da escola privada. Houve diferença nos testes Dicótico de Dígitos e Padrão de Frequência. Os valores obtidos no teste de resolução temporal se equipararam à normalidade, assim como na avaliação da compreensão leitora. A maioria das crianças do ensino privado concentrou-se nas categorias ‘elevado’ e ‘médio’ do teste de vocabulário. As crianças do ensino público concentraram-se nas categorias ‘médio’ e ‘rebaixado’.

Conclusão:

as crianças do ensino público apresentaram uma vantagem da orelha direita na tarefa dicótica. A resolução temporal atingiu valores esperados para a população adulta em ambos os grupos. Melhor desempenho em vocabulário foi observado nas crianças mais favorecidas economicamente. A leitura encontra-se desenvolvida no 5º ano do ensino fundamental de ambas as redes.

Descritores:
Vocabulário; Audição; Percepção Auditiva; Compreensão; Aprendizagem; Criança

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br