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Compreensão de inferências durante a leitura: influência da idade e escolaridade em adultos normais

Objetivo:

Verificar o efeito da idade e escolaridade na compreensão de inferências a partir de textos escritos em indivíduos normais.

Métodos:

224 adultos foram divididos em nove grupos, de acordo com a idade (jovens: 18–39 anos, adultos: 40–59 anos e idosos: 60–79 anos) e escolaridade (baixa ≤4 anos, média: 5–8 anos e alta >8 anos) e avaliados por meio da bateria La gestion de l'implicite (Teste de Gerenciamento do Implícito) para determinar a habilidade de compreender inferências, através de diferentes tipos de questões: explícitas, lógicas, distratoras, pragmáticas e outras.

Resultados:

Os idosos apresentaram pior desempenho na pontuação total do teste e nas questões distratoras. Quanto à escolaridade, todos os grupos se diferenciaram nas questões explícitas, lógicas, distratoras e na pontuação total do teste. Os sujeitos com alta escolaridade apresentaram melhor desempenho nas inferências pragmáticas e outras.

Conclusão:

A influência da idade na compreensão de inferências pode estar relacionada a dificuldades atencionais e de funções executivas. O forte efeito da escolaridade deve-se à interação da habilidade inferencial com diversas funções cognitivas, como linguagem e memória operacional, além de conhecimento de mundo.

Inferências; Leitura; Compreensão; Efeito Idade; Escolaridade


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