Acessibilidade / Reportar erro

Concordância entre instrumentos de avaliação quantitativa do palato duro em crianças

RESUMO

Objetivo

Avaliar a concordância entre instrumentos de avaliação quantitativa do palato duro.

Método

Este estudo transversal foi realizado com uma amostra de 30 crianças de 6 a 11 anos de Santa Maria, sul do Brasil. Os instrumentos de medidas do palato avaliados foram: paquímetro digital, utilizado diretamente na cavidade oral e em modelos de gesso, arco tridimensional Korkhaus, usado diretamente na cavidade oral e em modelos de gesso, e Dolphin Imaging Software utilizado para medições em tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT). A concordância entre os diferentes instrumentos foi avaliada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC).

Resultados

As médias de todas as dimensões transversais obtidas pela tomografia computadorizada de feixe cônico foram menores do que as dos outros instrumentos - os valores de concordância na largura entre os caninos e na largura entre os primeiros molares foram baixos na comparação entre a tomografia computadorizada de feixe cônico e os demais instrumentos. Na largura entre o primeiro e o segundo pré-molar, todas as comparações apresentaram valores de concordância aceitáveis. Valores de concordância aceitáveis também foram obtidos ao comparar a profundidade do palato na região do segundo pré-molar com o uso de um divisor de arco dentro da cavidade oral e no gesso.

Conclusão

A maioria dos instrumentos apresentou concordância satisfatória nas medidas relacionadas ao plano transverso do palato duro. Porém, quando avaliado o plano vertical, apenas o divisor de arco aplicado tanto no gesso quanto na cavidade oral apresentou concordância ideal.

Descritores;
Palato Duro; Avaliação Quantitativa; Diagnóstico analítico, técnicas e equipamentos terapêuticos; Precisão da Medição Dimensional; Criança

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br