Acessibilidade / Reportar erro

Potencial Evocado Auditivo Cortical: avaliação da detecção de fala em adultos usuários de prótese auditiva

Objetivo:

Analisar a presença do potencial auditivo cortical e sua concordância com a detecção psicoacústica de sons de fala bem como a latência dos componentes P1, N1 e P2 apresentados em campo livre em adultos deficientes auditivos com e sem o uso da amplificação.

Métodos:

Foram avaliados 22 adultos com perda auditiva sensorioneural bilateral simétrica de grau moderado a severo, usuários regulares de prótese auditiva bilateral. Foram utilizados estímulos de fala de baixas (/m/), médias (/g/) e altas (/t/) frequências, apresentados em intensidades decrescentes de 75, 65 e 55 dBNPS em campo livre nas condições sem e com o uso de próteses auditivas. O equipamento utilizado realiza a detecção estatística automática da resposta; além disso, as latências das ondas P1, N1 e P2 foram marcadas e a percepção psicoacústica foi registrada.

Resultados:

Os resultados demonstraram o aumento da presença de resposta cortical na condição com prótese auditiva. Observou-se a concordância entre a percepção psicoacústica e a detecção automática de 91% para os sons /g/ e /t/ e variou de 73 a 86% para o som /m/. As médias das latências P1, N1 e P2 diminuíram tanto com o aumento da intensidade como com o uso da prótese auditiva para os três sons de fala. As diferenças foram significantes para os sons /g/ e /t/ na comparação sem e com prótese auditiva.

Conclusão:

Houve aumento da presença do potencial evocado auditivo cortical na condição com prótese auditiva. A detecção automática da presença de resposta cortical na condição com prótese auditiva apresentou 91% de concordância com a percepção psicoacústica do sinal de fala. Na análise das medidas de latência dos componentes P1, N1 e P2, observou-se a uma diminuição tanto com o aumento da intensidade do sinal como com o uso da amplificação para os três estímulos de fala /m/, /g/ e /t/.

Potenciais Evocados Auditivos; Percepção de Fala; Percepção Auditiva; Auxiliares de Audição; Eletrofisiologia


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br