Acessibilidade / Reportar erro

Teste de palavras no ruído: confiabilidade no teste-reteste em adultos normo-ouvintes

RESUMO

Objetivo

Investigar a confiabilidade do Teste de Palavras no Ruído em um grupo de adultos normo-ouvintes.

Método

Participaram da pesquisa 45 sujeitos adultos normo-ouvintes. O intervalo entre a primeira e a segunda avaliação foi de 14 a 28 dias, realizadas no mesmo turno do dia e pelo mesmo avaliador. A análise de comparação entre teste e reteste foi realizada considerando o resultado geral das orelhas, totalizando 90 orelhas avaliadas. A análise inferencial incluiu a comparação das situações na primeira e segunda avaliação por meio do Teste de Wilcoxon, cálculo e interpretação do Índice de Correlação Intraclasse.

Resultados

Houve diferença estatisticamente significante entre os desempenhos no teste e reteste. Os coeficientes de correlação intraclasse obtidos foram indicativos de boa confiabilidade (r=0,759; p<0,001) para o estímulo monossilábico e de moderada confiabilidade (r=0,631; p<0,001) para o dissilábico.

Conclusão

O Teste de Palavras no Ruído demonstrou satisfatória confiabilidade tanto para o estímulo monossilábico, quanto para o dissilábico.

Descritores:
Audição; Percepção da Fala; Testes Auditivos; Ruído; Reprodutibilidade dos Testes; Psicometria; Adulto

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br