Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre o risco de disfagia e o estado de saúde de indivíduos com a doença pulmonar obstrutiva crônica

RESUMO

Objetivo:

Verificar a relação entre o risco de disfagia e o estado de saúde de indivíduos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Método:

Estudo transversal, com amostra de conveniência. Foram incluídos 23 indivíduos com diagnóstico de DPOC, de acordo com os critérios de GOLD (2019). São participantes de um programa de reabilitação pulmonar, clinicamente estáveis (sem exacerbações dos sintomas, no mínimo, de 30 dias) e em tratamento medicamentoso otimizado. Foram avaliadas as medidas antropométricas (IMC), o pico de fluxo expiratório (PFE), o estado mental (MEEM), o risco de disfagia (Eating Assessment Tool -EAT-10) e o estado de saúde (COPD Assessment Test -CAT). A média de idade dos participantes foi de 60,39 ± 9,90 anos, dos quais 11 eram do sexo feminino e eutróficos.

Resultados:

Foram encontradas associações positiva e moderada (r=0,57; p=0,004) entre o escore obtido pelo CAT e EAT-10 de indivíduos com DPOC.

Conclusão:

Os resultados demonstraram relação entre o risco de disfagia e o estado de saúde nos indivíduos com DPOC.

Descritores:
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Transtornos de Deglutição; Disfagia; Nível de Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br