Acessibilidade / Reportar erro

Quais são as barreiras para a participação em estudo piloto de neuromodulação para afasia após acidente vascular cerebral?

RESUMO

Objetivo

A afasia é uma manifestação comum e debilitante do acidente vascular cerebral (AVC). A estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua oferece uma corrente elétrica de baixa intensidade que induz alterações na atividade neuronal e evidências recentes sugerem que técnicas não invasivas podem servir como uma ferramenta benéfica para a reabilitação de pacientes afásicos. No entanto, é muito difícil recrutar esses pacientes para estudos clínicos e as razões não são claras. O objetivo do estudo foi identificar as principais dificuldades envolvidas no recrutamento e inclusão de pacientes em ensaio clínico piloto randomizado sobre neuromodulação em pacientes com afasia.

Método

Foram avaliadas as razões para a exclusão e não inclusão de pacientes em um ensaio clínico piloto, randomizado, duplo-cego no qual foram incluídos pacientes diagnosticados com afasia motora após AVC no período de março a novembro de 2018. Análise estatística descritiva foi realizada.

Resultados

Apenas 12,9% (4) dos pacientes com AVC isquêmico foram incluídos no estudo. Um total de 87,1% (27) dos 31 pacientes recrutados foram excluídos por apresentarem afasia sensorial (32,2%), disartria (25,8%), recuperação clínica espontânea (16,1%), AVC prévio (6,4%) e óbito ou mutismo (3,2%).

Conclusão

A presença de outros tipos de afasia, disartria, recuperação espontânea, óbitos e mutismo foram as principais barreiras ao recrutamento de pacientes evidenciadas nesse estudo de neuromodulação.

Descritores
Acidente Vascular Cerebral; Afasia; Reabilitação; Estimulação Elétrica; Área de Broca

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br