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Cadernos Nietzsche, Volume: 39, Número: 2, Publicado: 2018
  • Nietzsche, filho de seu tempo: a questão do ascetismo Artigo

    Binoche, Bertrand

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem por objetivo examinar de que forma o contexto histórico-filosófico do século XIX influenciou a compreensão nietzschiana acerca do ascetismo. Para tanto, foi necessário se afastar da obra de Nietzsche e levar a cabo uma pesquisa de ordem filológica em textos filosóficos que tratavam do tema no referido século, a qual trouxe à baila a hipótese de que o termo "ascetismo" - apesar de possuir raízes doutrinárias, conceituais e etimológicas na antiguidade e na idade média - surge nos textos da filosofia europeia apenas no século XIX. Ao longo da argumentação também se evidencia como a interpretação e o uso utilitarista da noção de ascetismo foi essencial para a elaboração da crítica nietzschiana ao ideal e às práticas ascéticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article aims to analyze how does the nineteenth century historical-philosophical context has influenced Nietzsche´s grasp of asceticism. For this purpose, it was necessary to take distance from Nietzsche´s work to carry out a philological research on philosophical texts that dealt with the subject in the aforementioned century. This same research brought out the assumption that the term “asceticism” - in spite of having doctrinal, conceptual and etymological roots in Ancient and Medieval Ages - come up in European philosophy just in the nineteenth century. Throughout the argumentation it also has become evident how the interpretation and utilitarist usage of the notion of asceticism was essential to the elaboration of nietzschean criticism of ascetic ideal and practices.
  • Sentenças, rupturas, contradições. Provocações e problemas de interpretação a partir das relações e das perspectivas narrativas no Assim falava Zaratustra de Nietzsche Dossiê Zaratustra

    Zittel, Claus

    Resumo em Português:

    Resumo As interpretações tradicionais de Assim falava Zaratustra tendem a menosprezar as implicações de sua forma literária. Este artigo realiza uma leitura atenta de passagens do livro que indicam que o aspecto literário e ficcional do texto de Nietzsche não pode ser desconsiderado, se se quiser alcançar uma compreensão mais aprofundada da obra e do estatuto de seus conceitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Traditional interpretations of Thus spoke Zarathustra tend to pay little attention to the implications of its literary form. This paper undertakes a close reading of Zarathustra’s passages that point out that the literary and fictional aspect of Nietzsche’s text cannot be put aside, if one pursues a better understanding of the work as well as of the status of its concepts.
  • O “sexto sentido” de Zaratustra, o seu inesperado “sentido histórico”: adquirir confiança com as linguagens de culturas diversas Dossiê Zaratustra

    Orsucci, Andrea

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo se propõe a ressaltar a relevância, em Assim falou Zaratustra, da confrontação de Nietzsche com a história da cultura, particularmente com o mundo grego e com o cristianismo originário. Para delimitar o tema, o texto aborda, num primeiro momento, alguns aspectos da recepção de Nietzsche na cultura europeia entre os anos de 1900 e 1920, discutindo juízos e tomadas de posição de Georges Sorel, Ernst Troeltsch, Marx Scheler e de Martin Heidegger.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to highlight, in Thus spoke Zarathustra, of Nietzsche´s confrontation with the history of the culture, particularly with the Greek world and with the original Christianity. In order to delimit the subject, the text initially focuses on some aspects of Nietzsche's reception in European culture between the years 1900 and 1920, discussing the judgments and positions of Georges Sorel, Ernst Troeltsch, Marx Scheler and Martin Heidegger.
  • A arte da alusão e os mitos escondidos em Assim falou Zaratustra* Dossiê Zaratustra

    Vivarelli, Vivetta

    Resumo em Português:

    Resumo o artigo pretende analisar alguns aspectos de Assim falou Zaratustra, rastreando as possíveis fontes que ecoam no livro. Os exemplos citados não devem, porém, suscitar a impressão de que o texto seja compreensível ou decifrável apenas por meio das referências às fontes ou por meio de um extratexto. Com efeito, o texto é sempre independente, autônomo, e compreensível para todo leitor atento e rigoroso. Todavia, aquilo que Montinari definia como a “difícil arte de ler Nietzsche”, isto é, a leitura mediante o emaranhado de conexões internas e de referências literárias (portanto, a leitura por meio de um comentário), não fornece apenas “uma olhada na oficina do escritor”: a riqueza das alusões literárias, filosóficas ou musicais de um texto encontra seu sentido também no eco que desperta no leitor, na medida em que advertem para as intenções secretas do autor, intercepta as conexões entre âmbitos distantes entre os dois e, de fato, permite que ele seja “tocado” pelo texto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes to analyse some aspects of Thus spoke Zarathustra, tracking the possible sources that echoes in the book. However, the examples cited herein must not give the impression that the text is comprehensible or dechipherable just through references to sources or by means of an extratext. In fact, the text is always independent, autonomous and comprehensible to each attentive and rigorous reader. Nevertheless, what Montinari defined as “the difficult art of reading Nietzsche”, that’s it, the Reading in the midst of the tangle of internal connexions and literary references (therefore, the reading by means of a comment), does not provide just « a glance at the writer´s office »: the wealth of literary, philosophical or musical allusions from a text finds its meaning also in the echo that it evokes in the reader, as far as warning him about the author´s secret intentions, intercepting connections between the distant spheres of the author and of the reader, and effectively allows him to be « touched » by the text.
  • Zaratustra retórico e sofista Dossiê Zaratustra

    Zavatta, Benedetta

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo pretende explorar o lugar que a retórica ocupa no pensamento de Nietzsche. Partindo do posicionamento que o filósofo tem em sua época, e pela luta que trava contra o desprezo que os alemães e os modernos têm da arte retórica, pretende-se mostrar as formas pelas quais Nietzsche revaloriza a retórica. Retomando o caráter positivo que Aristóteles atribuia à retórica como uma dynamis, Nietzsche a considera como uma disposição biológica e natural, e que a própria linguagem é resultado de artes retóricas. Apelando, ainda, à tradição dos antigos sofistas, com quem compartilha a visão sobre a íntima relação entre linguagem e retórica, e por isso mesmo desconfia da capacidade de atingir a verdade, o filósofo alemão cria a figura de Zaratustra para responder ao apelo de uma época de superação dos valores religiosos e metafísicos graças ao declínio da vontade de verdade. Assim falou Zaratustra deve, portanto, ser compreendido junto ao contexto de um ceticismo renovado, no qual a verdade não é algo já dado, mas aquilo que toda vez o discurso cria e impõe como tal, em um suceder-se infinito de perspectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to explore the place of rhetoric in Nietzsche’s thought. Taking as a starting point the position assumed by the philosopher at the time and his struggle against European’s and modern’s contempt for the rhetorical art, it intends to show the modes by which Nietzsche enhances rhetoric. Taking up the positive character Aristotle assigns to rhetoric as adynamis, Nietzsche considers it as a biological and natural disposition, taking language itself as a result of rhetorical arts. He furthermore calls for the tradition of ancient sophists, with whom he shares the vision about the intimate connection between language and rhetorics, and that´s why he distrusts the capacity of attaining the truth, the German philosopher creates the figure of Zarathustra to answer the appeal of an era of overcoming religious and metaphysical values thanks to the decline of will to truth.Also spoke Zarathustramust then be understood in the context of a renewed cepticism, in which the truth is not something already given, but rather something that the discourse each time creates and imposes, in an infinite succession of perspectives.
  • Nietzsche, a genealogia, a história: Foucault, a genealogia, os corpos Varia

    Ribeiro, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa as quatro primeiras partes do trabalho de Foucault Nietzsche, a genealogia, a história (1971), demonstrando que há três ênfases elaboradas sobre o procedimento genealógico. Elas são determinantes da própria práxis genealógica do pensador francês. Proponho dois momentos de análise: uma retomada e uma avaliação de aspectos da “leitura” que Foucault faz da genealogia para, a partir deste parti pris: desenvolver a consequência mais importante: ao substituir o corpo como instinto pelo sujeito como função, a genealogia foucaultiana encontra sua originalidade como genealogia de corpos históricos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the first four parts of Foucault's work Nietzsche, genealogy, history (1971), demonstrating that there are three elaborate emphases on genealogical procedure. They are determinants of the genealogical praxis of the French thinker. I propose two moments of analysis: a resumption and an evaluation of aspects of Foucault's "reading" of genealogy to develop the most important consequence from this parti pris: replacing the body as an instinct by the subject as a function, Foucault's genealogy finds its originality as genealogy of historical bodies.
  • A Moralidade do desenvolvimento: notas para uma tipologia do dominador Varia

    Oliveira, Bernardo

    Resumo em Português:

    Resumo Na medida em que a moralidade kantiana se instaura a partir do reconhecimento das condições universais para o bem estar geral, o filocrata kantiano se distingue pela impessoalidade de suas ações, pela obediência à norma e a introjeção da “responsabilidade”, em vistas de privilegiar a universalidade como princípio regulador das ações e dos valores. Considerando o niilismo como “doença da vontade” ocasionada pela ausência de metas, mas também como a convicção de que a realidade é desprovida de sentido objetivo, o tipo-dominador nietzschiano deve, ao contrário, afirmar os traços singulares de sua personalidade, a fim de operar o elemento dinâmico da história. Em vistas de superar o niilismo reativo, a tipologia do dominador em Nietzsche indicará uma outra possibilidade de filocracia, transfiguradora, imprevisível e de caráter não-normativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Insofar as that morality is established from the recognition of universal conditions for the general welfare, the “kantian philocrat” is distinguished by the impersonality of his actions, by obedience to the norm and the internalization of the responsibility in order to favoring “reason” and “universality” as regulative principles of actions and values. Considering nihilism as “disease of the will”, the Nietzschean dominator-type should instead affirm the unique features of his personality. On overcoming the reactive nihilism, the dominator’s typology in Nietzsche dictates another philocrat possibility, unpredictable and non-normative.
  • O mundo como medida: o papel conferido por Scarlett Marton à cosmologia na interpretação da filosofia de Friedrich Nietzsche Resenha

    Paschoal, Antonio Edmilson
  • O naturalismo moral e o pessimismo em A Origem dos Sentimentos Morais de Paul Rée Resenha

    Salviano, Jarlee
  • Borges: duas leituras Resenha

    Marson, Henrique Aparecido
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