Acessibilidade / Reportar erro

O Epicuro de Nietzsche: a influência constante e ambígua de Epicuro na construção dos filosofemas nietzschianos* 1 Nota do tradutor (doravante, N.T.): As notas e as indicações de termos, no corpo do texto e rodapé, são a tradução das do próprio autor. Quando precisei inserir qualquer nota explicativa, segue a indicação N.T. Para evitar problemas conceituais, quando o autor utilizou a expressão “surhumain (Übermensch)”, deixei apenas o termo original em alemão. Para melhor fluidez do texto, para a variante “übermenschliche”, preferi traduzir para “além-humana”. Quanto ao termo “décadence”, e suas variáveis, preferi manter em francês, dado que o próprio Nietzsche costumava assinalar assim em seus textos.

Nietzsche´s Epicure : The Constant and Ambiguos Influence of Epicure in the Construction of Nietzschean´s Philosophems

Resumo:

Propomos neste estudo reconstituir, através da obra do pensador alemão, parte da relação que une Nietzsche a Epicuro. Isso nos levará a estudar os temas da díade apolíneo-dionisíaco, do Übermensch1 1 Nota do tradutor (doravante, N.T.): As notas e as indicações de termos, no corpo do texto e rodapé, são a tradução das do próprio autor. Quando precisei inserir qualquer nota explicativa, segue a indicação N.T. Para evitar problemas conceituais, quando o autor utilizou a expressão “surhumain (Übermensch)”, deixei apenas o termo original em alemão. Para melhor fluidez do texto, para a variante “übermenschliche”, preferi traduzir para “além-humana”. Quanto ao termo “décadence”, e suas variáveis, preferi manter em francês, dado que o próprio Nietzsche costumava assinalar assim em seus textos. e, finalmente, o tema da décadence ao qual se liga a figura de Epicuro a partir de um determinado período. Nosso posicionamento teórico consiste em dizer que há um fio condutor do pensamento epicurista na obra nietzschiana, que o torna uma fonte contínua de inspiração para forjar em parte seus principais conceitos.

Palavras-chave:
Nietzsche; Epicuro; Übermensch; décadence; apolíneo; dionisíaco

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br