Acessibilidade / Reportar erro

Mobilização de Experiências Narrativas como Processo de Reflexão e Transformação da Prática Pedagógica de um Professor de Matemática do Ensino Superior

Mobilizing Narrative Experiences as a Process of Reflection about and Change of the Pedagogical Practices of a Higher Education Mathematics Professor

Resumo:

Oriundo de uma tese que investigou experiências de formadores de professores de matemática em processos autoformativos, este artigo buscou mostrar possíveis compreensões das experiências de um formador de professores, na relação com processos autoformativos e reflexões transformadoras da prática. Adotou-se a pesquisa narrativa para a compreensão das experiências a partir de registros em vídeo, diário de campo e áudios de diálogos. Recorreu-se, ainda, à técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), construindo-se as categorias de experiências como licenciando em Análise, experiências como formador e visão da formação continuada. Evidenciou-se que o formador passou a refletir sobre as experiências, ao revelar lacunas da formação e da prática desenvolvida, e passou a realizar novas estratégias avaliativas, com base em reflexões e interações vivenciadas. Concluiu-se que a participação do formador na pesquisa provocou mobilização de experiências e permitiu-lhe vivenciar movimentos de reflexão e de transformação da prática, caminho para se pensar novos modelos formativos.

Palavras-chave:
Ensino de matemática; Autoformação; Formação de professores; Ensino superior

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br