Título
|
|
Bibliografia
|
Autor(es): Editora: |
Aspectos gerais sobre o enredo
|
Enredo
|
( ) Prosa ( ) Poesia Resumo: |
Tipo de enredo |
Enredo |
( ) Fantasia ( ) Aventuras ( ) Fábulas ( ) Fatos do cotidiano ( ) Lendas folclóricas ( ) Outro _________ |
|
Personagens |
( ) Animais (carac. humanas) ( ) Heróis ( ) Fadas ( ) Animais verdadeiros ( ) Pessoas comuns ( ) Reis ( ) Brinquedos animados ( ) Crianças ( ) ________ |
|
Cenário |
( ) Castelos ( ) Interior de uma casa ( ) Jardim/ estrada ( ) Selva ( ) Ruas/ praças ( ) Galáctico ( ) Mar ( ) Outro País ( ) Campo |
|
Estilo |
( ) Fantasioso ( ) Suspense ( ) Aventura ( ) Romântico ( ) Humor ( ) Histórico ( ) Realista ( ) Dramático ( ) _________ |
Aspectos sobre educação ambiental - visão socioambiental
|
1. Valores Sociais trabalhados na história (marque aqueles que você encontrou). |
( ) Responsabilidade ( ) Coragem ( ) Justiça ( ) Respeito ( ) Confiabilidade ( ) Cortesia ( ) Lealdade ( ) Amor ( ) Compartilhamento ( ) Solicitude ( ) Paz ( ) Solidariedade ( ) Cooperação ( ) Igualdade ( ) Tolerância |
2. A história favorece a construção de conhecimento sobre a relação com o meio ambiente. |
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
3. Os objetivos educacionais são atingidos em que intensidade? |
( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Caráter ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Raciocínio ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Imaginação ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Criatividade ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Senso Crítico |
Aspectos sobre letramento científico / alfabetização científica
|
Fundamento 1: Compreensão de Termos e Conceitos Científicos
|
1. A história contribui por meio da linguagem verbal e não verbal para ampliação dos conhecimentos científicos do sujeito. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
2. A linguagem do texto utiliza termos científicos aproximando o sujeito da Ciência. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
3. As ilustrações da história fazem alusão à Ciência. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
4. O texto permite que o sujeito se fundamente para construção de argumentos assentados em valores científicos. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
5. O texto e as imagens contribuem para interpretação de informações científicas difundidas na história. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
6. O texto auxilia o sujeito na aquisição da leitura e escrita científica. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
7. A história permite o sujeito reconhecer elementos integrantes do seu mundo. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
8. A história permite inserção da cultura científica - investigação por meio dos personagens para solução de um ou mais problemas. ( ) Ambiental ( ) Social ( ) Política |
Fundamento 2: Compreensão da Natureza da Ciência
|
1. O texto auxilia a compreensão de como os cientistas trabalham (não fortalece estereótipos) ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
2. O texto auxilia a compreensão das limitações dos conhecimentos científicos. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
3. A história auxilia a compreensão das implicações sociais da Ciência, permitindo compreender a Ciência como atividade humana não distante dos problemas sociais. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |
Fundamento 3: Aspectos Sociocientíficos
|
1. A história faz referência a aspectos relativos à Ciência e tecnologia que se referem às questões Ambientais2 ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Políticas ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Econômicas ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Éticas ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Sociais ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Culturais ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 2Questões ambientais não se referem ao ambiente natural de modo isolado, mas sim aos componentes que afetam o meio ambiente, composto por elementos vivos e não vivos e que afetam as diferentes formas de vida. Considere também o ambiente urbano. |
2. Quanto aos objetivos dos aspectos sociocientíficos e suas categorias: Relevância: permitem relacionar as experiências da história em situações novas do seu cotidiano, desenvolvendo responsabilidade social ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Motivação: a história desperta interesse pela Ciência ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Análise: A história ajuda as crianças a desenvolverem maior exigência cognitiva ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 |