Acessibilidade / Reportar erro

A história da ciência no ensino de física

Resumos

Neste artigo procura-se mostrar a necessidade de um ensino de física contextualizado em sua história, frisando a sua não linearidade e as diferentes leituras que dela podemos ter. Diferentes aspectos da história da ciência e de sua aplicabilidade em sala de aula são apresentados, na forma de exemplos concretos possíveis para um ensino não-formal. Alguns resultados de pesquisas em conceituação espontânea a partir de situações específicas (especialmente sobre a Terra e sua posição no universo), são apresentados num contexto de possíveis mudanças conceituais e planejamentos de atividades em sala de aula. O uso da história da ciência e, em especial, da cosmologia, é abordado como possibilidade de definir rumos para a pesquisa básica e para mudar paradigmas vigentes.

História da Ciência; Ensino de Física; Ensino Não-Formal


In this article is posed the importance of a physics teaching contextualized in its history, with special attention to its non-linearity and possible different readings. Several aspects of the history of science and its applicability is presented, as possible examples of a non-formal teaching. Some results of researches in spontaneous reasoning, using specific situations (specially on Earth ans its place in the universe), is used in a context of possible conceptual changes and for planning classrooms activities. The use of the history of science and, specially, the cosmology, is discussed as a possibility to define new ways for fundamental researches and to change scientific paradigms.

History of Science; Physics Teaching; Non-Formal Teaching


ARTIGOS

A história da ciência no ensino de física

Marcos Cesar Danhoni Neves

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (e-mail: macedane@fisica.dfi.uem.br)

RESUMO

Neste artigo procura-se mostrar a necessidade de um ensino de física contextualizado em sua história, frisando a sua não linearidade e as diferentes leituras que dela podemos ter. Diferentes aspectos da história da ciência e de sua aplicabilidade em sala de aula são apresentados, na forma de exemplos concretos possíveis para um ensino não-formal. Alguns resultados de pesquisas em conceituação espontânea a partir de situações específicas (especialmente sobre a Terra e sua posição no universo), são apresentados num contexto de possíveis mudanças conceituais e planejamentos de atividades em sala de aula. O uso da história da ciência e, em especial, da cosmologia, é abordado como possibilidade de definir rumos para a pesquisa básica e para mudar paradigmas vigentes.

Unitermos: História da Ciência, Ensino de Física, Ensino Não-Formal.

ABSTRACT

In this article is posed the importance of a physics teaching contextualized in its history, with special attention to its non-linearity and possible different readings. Several aspects of the history of science and its applicability is presented, as possible examples of a non-formal teaching. Some results of researches in spontaneous reasoning, using specific situations (specially on Earth ans its place in the universe), is used in a context of possible conceptual changes and for planning classrooms activities. The use of the history of science and, specially, the cosmology, is discussed as a possibility to define new ways for fundamental researches and to change scientific paradigms.

Keywords: History of Science, Physics Teaching, Non-Formal Teaching

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

_____________________ et al, "O pêndulo e sua história", CD-ROM e vídeo produzido no Laboratório de Criação Visual, DFI-UEM, Maringá, editado pela revista eletrônica "Science and Technology Magazine", Campinas, 1998d.

  • ALBANESE, A., DANHONI NEVES, M.C. and VICENTINI, M., Models in science and in education: a critical review of research on students' ideas about the earth and its place in the universe, Netherlands, Science & Education 6: 573-590, 1997.
  • ALIGHIERI, D., A divina comédia, tradução, introdução e notas de Cristiano MARTINS, v.1, 7ª ed., Belo Horizonte:Villa Rica Editoras Reunidas, 1991, p. 402-411.
  • BERNABÈ, H:S: e DANHONI NEVES, M.C., Uma Introdução a Ótica de Fourier, CD- ROM e vídeo produzido no Laboratório de Criação Visual, DFI-UEM, Maringá, 1998.
  • DANHONI NEVES, M.C. e ARGUELLO, C.A., Astronomia de régua e compasso: de Kepler a Ptolomeu, Campinas: Papirus, 1986.
  • DANHONI NEVES, M.C., Edwin Hubble: eternidade e efemeridade, finito e infinito na história do universo, Maringá, Eduem, Apontamentos 41: 01-17, 1996a.
  • ______________________, La terra e il suo posto nel universo, seminario presentato al CARSFI dell'Istituto di Psicologia dell'Università "La Sapienza" di Roma, Italia, 1996b.
  • _____________________ e GARDESANI, L.R., O mago que veio do céu, Maringá: Eduem, 1998a.
  • _____________________ et al, O aparelho de Morin revisitado, CD-ROM e vídeo produzido no Laboratório de Criação Visual, DFI-UEM, Maringá, 1998b.
  • _____________________ et al, Leonardo: il genio in officina, CD-ROM e vídeo produzido no Laboratório de Criação Visual, DFI-UEM, Maringá, e no Laboratorio di Didattica delle Scienze, Univeristà "La Sapienza" di Roma, Itália, 1998c.
  • FEYERABEND, P., Contra o método Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.
  • GALILEI, G., Dialoghi sopra i due massimi sistemi di mondo, Opere, Roma, 1933.
  • KUHN, T.S., A função do dogma na investigação científica In: DEUS, J.D., A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência Rio de Janeiro, Zahar, 1974, p. 49.
  • MACCIÒ, M., Contro lo scetticismo dogmatico, Genova, Il Gioco 1, 17-25, 1994.
  • MITCHELL, W.C., The cult of the Big Bang: was there a Bang?, Michigan, Cosmic Sense Books, 1995.
  • SOULI, S., Mitologia Greca, Toubi, Atene, 1995, p. 88.
  • VESALIO, A., De corporis humani fabrica, 1543. In: ROSSI, P., Os Filósofos e as Máquinas São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p.25-26.
  • VICENTINI-MISSONI, M., Conoscenza scientifica e conoscenza comune In: VICENTINI-MISSONI et al, Conoscenza scientifica e insegnamento Roma: Loescher, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br