Acessibilidade / Reportar erro

Relevância de Deus para a evolução biológica: percepções de professores de Biologia em três países latino-americanos

The relevance of God to biological evolution: perceptions of Biology teachers in three Latin American countries

Resumo:

Na América Latina, o ensino da evolução se tornou um tema delicado devido às constantes mudanças no panorama religioso. Este estudo analisa as concepções dos professores sobre a evolução em três países latino-americanos: Argentina, Brasil e Uruguai, com diferentes níveis de secularismo. A importância de Deus na evolução das espécies foi analisada por meio das respostas à pergunta B.48 do questionário Biohead-Citizen. As respostas dos professores argentinos e uruguaios não consideraram Deus importante para a evolução, apesar de serem majoritariamente religiosos. Em contraste, muitos professores brasileiros buscaram integrar a ciência com a religião no contexto da evolução e acreditam que Deus é importante para o processo evolutivo. Entrevistas semiestruturadas e outras respostas do questionário confirmaram essas conclusões.

Palavras-chave:
Ensino de biologia; Evolução das espécies; Religião e educação; América Latina

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br