Acessibilidade / Reportar erro

A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar

Darwin and Lamarck research programs hitoric-conceptual structure and its conversion to the school environment

Resumos

O presente trabalho tenta estabelecer uma complementaridade teórica entre uma abordagem epistemológica - a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos - e uma psicológico-cognitivista - a teoria dos campos conceituais de Vergnaud - objetivando a compreensão dos programas de pesquisa lamarckiano e darwiniano em seus respectivos campos de validade. Através da análise da estrutura histórico-conceitual dos dois programas e sua transposição para o ambiente escolar, são constatados e discutidos problemas nos livros didáticos de Biologia e na pesquisa atual sobre o conceito de Evolução entre alunos de diversos níveis escolares. Como resultado destas reflexões é apontada a teoria dos campos conceituais como um instrumento analítico frutífero do processo de conceitualização dos sujeitos diante de situações envolvendo processos evolutivos.

Lamarck; Darwin; Evolução; programas de pesquisa; campos conceituais


The present work tries to establish a theoretical similarities in complementary among an epistemological approaches between - the methodology of the programs of research of Lakatos - and (a psychological-cognitivist) and - the theory of the conceptual fields of Vergnaud. It - aimsing at the understanding of the programs of research Llamarckian and Ddarwinian programmes of research in theirr respective validity fields. Through the analysis of the historical-conceptual structure of the two programs and itsyour conversion for the school environment, verified and discussed problems in the text books of Biology are identified and discussed as is and in the current research on the concept of Evolution among students atof several school levels. As a result of these reflections the theory of the conceptual fields is pointed out as a fruitful analytical instrument of the conceptualization process inof the subjects front to situations involving evolutionary processes.

Lamarck; Darwin; Evolution; research programs; conceptual fields


A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar

Darwin and Lamarck research programs hitoric-conceptual structure and its conversion to the school environment

Argus Vasconcelos de AlmeidaI; Jorge Tarcisio da Rocha FalcãoII

IProfessor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco; doutorando em Psicologia Cognitiva da UFPE. E-mail: argus@ufrpe.br

IIProfessor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. E-mail: jtrf@terra.com.br

RESUMO

O presente trabalho tenta estabelecer uma complementaridade teórica entre uma abordagem epistemológica - a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos - e uma psicológico-cognitivista - a teoria dos campos conceituais de Vergnaud - objetivando a compreensão dos programas de pesquisa lamarckiano e darwiniano em seus respectivos campos de validade. Através da análise da estrutura histórico-conceitual dos dois programas e sua transposição para o ambiente escolar, são constatados e discutidos problemas nos livros didáticos de Biologia e na pesquisa atual sobre o conceito de Evolução entre alunos de diversos níveis escolares. Como resultado destas reflexões é apontada a teoria dos campos conceituais como um instrumento analítico frutífero do processo de conceitualização dos sujeitos diante de situações envolvendo processos evolutivos.

Unitermos: Lamarck; Darwin; Evolução; programas de pesquisa; campos conceituais.

ABSTRACT

The present work tries to establish a theoretical similarities in complementary among an epistemological approaches between - the methodology of the programs of research of Lakatos - and (a psychological-cognitivist) and - the theory of the conceptual fields of Vergnaud. It - aimsing at the understanding of the programs of research Llamarckian and Ddarwinian programmes of research in theirr respective validity fields. Through the analysis of the historical-conceptual structure of the two programs and itsyour conversion for the school environment, verified and discussed problems in the text books of Biology are identified and discussed as is and in the current research on the concept of Evolution among students atof several school levels. As a result of these reflections the theory of the conceptual fields is pointed out as a fruitful analytical instrument of the conceptualization process inof the subjects front to situations involving evolutionary processes.

Keywords: Lamarck; Darwin; Evolution; research programs; conceptual fields.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Breve história das idéias evolucionistas. In: ______. Biologia das populações: genética, evolução e ecologia. São Paulo: Moderna, 1997. p. 218-238.
  • ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências 4. ed. Campinas: Papirus, 1995. 132 p.
  • BIZZO, N. M. V. Ensino de evolução e história do darwinismo 1991. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
  • BALDWIN, J. M. A new factor in evolution. American Naturalist, n. 30, p. 441-451; 536-553, 1896. Disponível em: http://psychclassics.Yorku.ca/Baldwin/history Acesso em: 12 dez. 2004.
  • BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Mecanismo da evolução: dois pontos de vista em conflito. In: ______. Biologia: parte I. São Paulo: Edart, 1965. cap. 3, p. 38-53.
  • BLANC, M. Os herdeiros de Darwin Lisboa: Teorema, 1991. 239 p.
  • BOWLER, P. J. The changing meaning of evolution. Journal History of Ideas, n. 36, p. 95-114, 1975.
  • ______. Darwin on man in the origin of species: a reply to Carl Bajema. Journal of the History of Biology, Dordrecht, v. 22, n. 3, p. 497-500, 1989.
  • BRITO, E. A.; FAVERETTO, J. A. Evolução biológica. In: ______. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica. São Paulo: Moderna, [19-1997]. cap. 8, p.164-195.
  • BUCKHARDT JR., R. W. Lamarck, evolution, and polictics of science. Journal of the History of Biology, Dordrecht, n. 3, p. 275-298, 1970.
  • ______. The inspiration of Lamarck's belief in evolution. Journal of the History of Biology, Dordrecht, n. 5, p. 413-418, 1972.
  • CANGUILHEM, G. Ideologia e racionalidade nas ciências da vida Lisboa: Edições 70, 1977. 126 p.
  • CHEVALARD, Y. La tranposition didactique Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985. 155 p.
  • CONRY, Y. Lamarck, penseur de frontière. Nuncius, Firenze, anno 9, n. 2, p. 559-592, 1994.
  • DA ROCHA FALCÃO, J. T. Elementos para uma abordagem psicológica do desenvolvimento de conceitos científicos e matemáticos. In: DIAS, M. G.; SPINILLO, A. G. (Org.). Tópicos em psicologia cognitiva Recife: Editora Universitária da UFPE, 1996. p.141-167.
  • DARWIN, C. Variation of animals and plants under domestication London: Murray, 1868. 2 v.
  • ______. The origin os species by means of natural selection. In: HUTCHINS, R. M. (Ed.). Great books of the western world Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952. p. 1-254.
  • ______. The descent of man. In: HUTCHINS, R. M. (Ed.). Great books of the western world Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952. p. 253-659.
  • ______. Origem das espécies Porto: Lello & Irmão, 1961. 506 p.
  • ______. A origem do homem e a seleção sexual São Paulo: Hemus, 1974. 716 p.
  • FRACALANZA, H. Ciência e livros didáticos. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 22, p. 138-147, 1985.
  • FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva 2. ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 1995. 631 p.
  • GENÉ, A. Cambio conceptual y metodológico en la enseñanza y aprendizaje de la evolución de los seres vivos: un ejemplo concreto. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 9, n. 1, p. 22-27, 1991.
  • GOULD, S. J. Darwin e os grandes enigmas da vida São Paulo: Martins Fontes, 1987. 274 p.
  • ______. The structure of evolutuinary theory Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2002. 1393 p.
  • JENSEN, M. S.; FINLAY, F. N. Teaching evolution using historical arguments in a conceptual change strategy. Science Education, New York, v. 79, n. 2, p. 147-166, 1995.
  • KRASILCHIK, M. A evolução no ensino das ciências no período 1950-1985. In: ______. O professor e o currículo das ciências São Paulo: EPU, 1987. cap. 1, p. 5-25.
  • KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas São Paulo: Perspectiva, 1998. 237p.
  • LAKATOS, I. La metodologia de los programas de pesquisa Madrid: Alianza, 1987. 332 p.
  • MARTINS, L. A. C. P. Lamarck e as quatro leis da variação das espécies. Episteme, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 33-54, 1997.
  • ______. A história da ciência e o ensino da biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, dez. 1998.
  • LEWONTIN, R. A tripla hélice: gene, organismo e ambiente. São Paulo: Companhia da Letras, 2002. 138 p.
  • MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998. 1107 p.
  • MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2002. Disponível em: www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol.17/n1/v7_n1_al.html 2002.
  • SILVEIRA, F. L. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 219-246, dez. 1996.
  • SOARES, J. L. Fixismo e evolucionismo. In: ______. Biologia no terceiro milênio: seres vivos, evolução e ecologia. São Paulo: Scipione, 1999. cap. 18, p. 259-284.
  • THUILLIER, J. A teoria da seleção natural São Paulo: Edusp, 1994. 342 p.
  • UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Evolução biológica: como os seres vivos evoluem. In: ______. Biologia São Paulo: Harbra, 2001. cap. 55, p. 710-716.
  • VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.
  • ______. La conceptualisation, clef de voûte des rapports entre pratique et théorie. In: ANALYSE des pratiques et professionnalité des enseignts. Paris: Les Actes de la DESCO, 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br