Acessibilidade / Reportar erro

Espiando suas imagens mentais: a técnica Report Aloud na pesquisa em Ensino de Ciências

Resumo:

Neste artigo apresentamos uma proposta metodológica qualitativa para a investigação em ensino de Ciências, construída a partir das premissas do método Think Aloud e da Análise Gestual Descritiva. Descrevemos, portanto, a estruturação da técnica Report Aloud, inédita no âmbito da pesquisa em ensino, e suas aplicações recentes em trabalhos inclinados ao ensino de química e de física. As principais vantagens deste delineamento metodológico são as suas potencialidades ao estabelecer um enlace entre a linguagem verbal e a gestual, manifestadas pelos sujeitos da pesquisa ao longo do processo de produção de dados, ocorrido por meio de diálogos propostos pelas investigações dentro desse universo de pesquisa. Desta forma, é possível realizar uma análise com maior acuracidade, obtendo evidências oriundas da fala, da escrita e dos gestos para a identificação de imagens mentais dos estudantes acerca de determinados conceitos científicos estudados.

Palavras-chave:
Ensino de ciências; Metodologia da pesquisa; Pesquisa qualitativa; Análise gestual descritiva; Método think aloud; Técnica report aloud

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br