Conhecimento do Conteúdo |
“Explorar situações-problema, levando o aluno a procurar regularidades, fazer conjecturas, fazer generalizações” (IFAM, 2019, p. 16IFAM. Departamento de Educação Básica e Formação de Professores. Projeto pedagógico de curso: licenciatura em matemática. Manaus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3jp6sc8y. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/3jp6sc8y....
). |
“Dominar efetivamente conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio” (UFAM, 2019, p. 14UFAM. Departamento de Matemática. Projeto pedagógico dos cursos de licenciatura em matemática diurno e noturno. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/22aj36k6. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/22aj36k6....
). |
Conhecimento Curricular |
“Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento” (UFAM, 2019, p. 13UFAM. Departamento de Matemática. Projeto pedagógico dos cursos de licenciatura em matemática diurno e noturno. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/22aj36k6. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/22aj36k6....
). |
“Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica” (UFAM, 2019, p. 13UFAM. Departamento de Matemática. Projeto pedagógico dos cursos de licenciatura em matemática diurno e noturno. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/22aj36k6. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/22aj36k6....
). |
Conhecimento Pedagógico Geral |
“Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional” (IFAM, 2019, p. 15IFAM. Departamento de Educação Básica e Formação de Professores. Projeto pedagógico de curso: licenciatura em matemática. Manaus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3jp6sc8y. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/3jp6sc8y....
). |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo |
“Estar familiarizado com as metodologias e materiais diversificados de apoio ao ensino, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática por diferentes caminhos e de forma continuada” (UFAM, 2019, p. 15UFAM. Departamento de Matemática. Projeto pedagógico dos cursos de licenciatura em matemática diurno e noturno. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/22aj36k6. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/22aj36k6....
). |
Conhecimento dos Alunos e de suas Características |
“Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular. [...] Conduzir diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos” (IFAM, 2019, p. 15-16IFAM. Departamento de Educação Básica e Formação de Professores. Projeto pedagógico de curso: licenciatura em matemática. Manaus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3jp6sc8y. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/3jp6sc8y....
). |
Conhecimento de Contextos Educacionais |
"Compreender a Matemática como uma atividade humana contextualizada, desenvolvendo atitudes positivas, facilitadoras de inserção na sociedade atual” (IFAM, 2019, p. 13IFAM. Departamento de Educação Básica e Formação de Professores. Projeto pedagógico de curso: licenciatura em matemática. Manaus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3jp6sc8y. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/3jp6sc8y....
). |
“Conhecer e dominar os conteúdos básicos [...] adequando-os às necessidades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica” (IFAM, 2019, p. 15IFAM. Departamento de Educação Básica e Formação de Professores. Projeto pedagógico de curso: licenciatura em matemática. Manaus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/3jp6sc8y. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/3jp6sc8y....
). |
Conhecimento de Fins e Valores Educacionais |
“Ter uma formação de cidadão, ética e moral, que permita o exercício da docência de forma digna e responsável e a percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências, próprias à matemática, importam para o exercício pleno da cidadania” (UFAM, 2019, p. 14UFAM. Departamento de Matemática. Projeto pedagógico dos cursos de licenciatura em matemática diurno e noturno. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/22aj36k6. Acesso em: 16 ago. 2023. https://tinyurl.com/22aj36k6....
). |