Acessibilidade / Reportar erro

Construção e reconstrução de um sistema hipermídia sobre anticorpos monoclonais com base na estrutura cognitiva do especialista de conteúdo

Building and rebuilding of a hipermidia system based on the teaching/specialist content's cognitive structure: a case study on monoclonal antibodies system

Relata-se o desenvolvimento do sistema hipermídia Anticorpos Monoclonais, com desenho baseado no conhecimento estrutural de um especialista de conteúdo. A primeira versão do sistema, construída com "organizadores gráficos" para apoiar os alunos na visualização e compreensão do conteúdo, foi avaliada por 42 estudantes de Biologia. Os resultados foram positivos, porém 11 alunos mencionaram dificuldades em localizar conceitos importantes. Em conseqüência, tanto a estrutura como a interface foram modificadas em uma segunda versão, utilizando-se um mapa conceitual (Novak e Gowin, 1984) para a apresentação da interface gráfica. Esta versão foi avaliada por outro grupo de 24 alunos nas mesmas condições que a primeira turma, obtendo-se resultados positivos em relação à organização e orientação dos alunos no uso sistema. Os resultados sugerem que os mapas conceituais contribuem positivamente para a representação do conhecimento de um especialista e também para auxiliar a busca e consulta de informações em sistemas hipermídia.

hipermídia na educação; desenho instrucional; representação gráfica; Anticorpos Monoclonais


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br