Acessibilidade / Reportar erro

A utilização da noção de relação ao saber (rapport au savoir) no contexto do Ensino de Matemática: mapeamento inicial de referências bibliográficas* * Esse trabalho apresenta parte dos resultados obtidos na tese de doutorado do primeiro autor.

The use of the notion of relation to knowledge (rapport au savoir) in the context of Mathematics Teaching: Mapping in bibliographic references

Resumo:

Esse artigo apresenta um esboço do cenário da produção científica acerca da noção de relação ao saber no contexto específico do Ensino de Matemática. A natureza do estudo foi exploratória e a metodologia utilizada foi o mapeamento em pesquisa educacional. De um total de 241 referências bibliográficas repertoriadas no mapeamento geral, 68 referências estão vinculadas ao contexto do Ensino de Matemática, o que corresponde a 28%. Como resultado principal, destacamos um mapa inicial com as descrições de quem utilizou a noção em teses e dissertações; quem foram os orientadores e quais foram os programas de pós-graduação nos quais estas produções foram desenvolvidas; quem foram os autores que publicaram artigos científicos e em quais periódicos. Acreditamos, por fim, que tais informações podem ser utilizadas como coordenadas relevantes para aqueles que pretendem estudar e utilizar a noção de relação ao saber em suas investigações no contexto do Ensino de Matemática.

Palavras-chave:
Ensino de matemática; Produção científica; Mapeamento; Levantamento bibliográfico

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br