Acessibilidade / Reportar erro

Uso de um inventário de conceitos de meiose para identificar concepções alternativas entre calouros e licenciandos de Ciências Biológicas

Resumo

A meiose é considerada um tópico persistentemente difícil para estudantes de diferentes níveis de ensino, sendo objeto de muitos relatos de entendimentos incorretos e concepções alternativas. Este é o primeiro trabalho a utilizar um Inventário de Conceitos de Meiose com estudantes de Biologia brasileiros para analisar a compreensão de conceitos genéticos elementares associados à meiose entre calouros e licenciandos veteranos. O desempenho geral no inventário foi semelhante para ambos os grupos, variando de baixo a médio. Observou-se que os estudantes compartilham concepções alternativas, especialmente sobre a disposição dos alelos gênicos nos cromossomos, estrutura dos cromossomos, ploidia celular, replicação do DNA e produtos da meiose. Entrevistas cognitivas com estudantes selecionados possibilitaram analisar como estes construíram suas respostas e explicações. Os resultados apontam para a necessidade de se enfatizar os conceitos discutidos neste trabalho no ensino de genética e citologia, bem como desenvolver novas estratégias de ensino.

Palavras-chave
Ensino de genética; Ensino de biologia; Ciclo celular; Formação inicial do professor

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br