Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f. 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado do primeiro autor.

EVALUATION OF THE PHYSIOLOGICAL POTENTIAL OF THE SEEDS OF Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f.

RESUMO

A bromeliácea Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f. para que seja explorada comercialmente, pela indústria farmacêutica, necessita de estudos quanto a sua propagação via sementes com o intuito de estabelecer plantios comerciais. Os testes rápidos de vigor destacam-se por fornecer resultados rápidos e precisos que complementam os de germinação para melhor aferir o potencial fisiológico da semente. Objetivou-se avaliar o potencial fisiológico das sementes de Encholirium spectabile procedentes de GraçaCE e Serra Talhada-PE, através dos testes de lixiviação de potássio e pH do exsudato-fenolftaleína. Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial (duas regiões geográficas e períodos de embebição). Para avaliação do teste do pH do exsudato-fenolftaleína as sementes foram embebidas por 15, 30, 45 e 60 minutos e as análises com base na lixiviação de potássio por 30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos de embebição imersas em 25, 50 e 75 mL de água destilada. Paralelamente, realizou-se a caracterização fisiológica das sementes por meio do teor de água, teste de germinação, índice de velocidade e tempo médio de germinação, comprimento da parte aérea e do sistema radicular e massa seca de plântulas. As sementes de Encholirium spectabile com poder germinativo semelhante foram classificadas em níveis distintos de vigor pelos testes de lixiviação de potássio e do pH do exsudatofenolftaleína. Pelo teste de lixiviação de potássio, o período de embebição de 30 minutos foi eficiente para classificar as sementes de Encholirium spectabile quanto ao vigor, de acordo com a região geográfica de coleta, independentemente do volume de água utilizado.

Palavras-chave:
Bromeliaceae; lixiviação de potássio; pH do exsudato-fenolftaleína; viabilidade

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br