Acessibilidade / Reportar erro
Caderno de Estudos, Número: 16, Publicado: 1997
  • A dinâmica das decisões financeiras

    Assaf Neto, Alexandre

    Resumo em Português:

    O artigo propôs uma maior reflexão sobre a Teoria das Finanças das empresas e sua adequação a empresas inseridas em economias emergentes. As características diferenciadoras deste contexto econômico exigem ajustes nos enunciados financeiros, de forma a viabilizar as aplicações das técnicas financeiras. O artigo desenvolveu, ainda, uma avaliação das decisões financeiras e sua interdependêcia ressaltando a apuração dos resultados operacionais. Tratou, também, a evolução da Teoria de Finanças cobrindo os anos 20 até os tempos atuais. Neste horizonte de mudanças, as Finanças empresariais ganharam maior estrutura conceitual e de avaliação de risco, preparando-se para atender à crescente complexidade dos negócios e das operações de mercado.
  • DOAR: uma morte anunciada

    Lustrosa, Paulo Roberto Barbosa

    Resumo em Português:

    Neste ensaio foram analisadas as causas que explicam a progressiva substituição da DOAR pela DFC no mundo. A contextualização mostrou que o Brasil, ao adotar efetivamente a DOAR no final da década de 70 cometeu um erro de avaliação, pois nessa época já estava em pleno andamento, sustentado em pesquisas científicas empíricas, um processo de extinção da DOAR no mundo. Contudo, demonstrou-se que a DOAR deve ser vista como um instrumento de análise gerencial e é bastante relevante para ajudar, juntamente com as demais demonstrações, a previsão do caixa futuro que a empresa é capaz de gerar. Fundamentalmente, é o que interessa aos que "gravitam" em torno de uma empresa de negócios (gestores, credores, investidores e outros usuários). O seu uso, como indicador de solvência e liquidez, é equivocado, pois é grande a probabilidade de não haver uma conversão total das variações do circulante em caixa. Neste sentido, a DOAR e a DFC se complementam, e têm a sua importância potencializada quando utilizadas conjuntamente. Por isso, no momento em que o Brasil discute a implantação da DFC em substituição à DOAR, é oportuno que se aprofunde estudos, ponderando sobretudo o equilíbrio custo x benefício, que rejeitem ou justifiquem a utilização conjunta dos dois relatórios.
  • Avaliação de desempenho para gestão econômica de empresas pecuárias

    Lemes, Sirlei

    Resumo em Português:

    Este artigo representou uma contribuição ao desenvolvimento de um modelo de avaliação de resultados e de desempenho para gestão econômica da empresa pecuária. A base conceitual adotada sustenta-se no Sistema de Informação para Gestão Econômica(GECON), principalmente na premissa de que o resultado econômico é o melhor indicador da eficácia empresarial. O desenvolvimento do artigo iniciou-se com a caracterização da produção pecuária, contextualizando sua importância econômica nacional e internacional. Num segundo momento, pela visão sistêmica da empresa pecuária, identificou-se seus elementos, enfatizando principalmente o aspecto da gestão do sistema pecuário. A seguir, delineou-se o modelo de informação para avaliação de resultados e de desempenho da empresa pecuária. Finalizou-se o estudo, com a identificação dos principais eventos de uma área de produção animal, caracterizando-se as estruturas de tais eventos, partindo-se da suposição de que o processo de avaliação de desempenho fundamenta-se na representação, em termos econômico-financeiros, do que ocorre em termos operacionais.
  • O Postulado do Usuário: incentivo ao desenvolvimento da Teoria da Contabilidade e do Contabilista

    Pinheiro, Fábio Araújo

    Resumo em Português:

    Este artigo abordou a sugestão de novo postulado para a Ciência Contábil: o Postulado do Usuário. Sua criação se faz necessária para desenvolver a Teoria da Contabilidade e parar a perda de relevância dos Contabilistas. Parece inegável que os profissionais da Contabilidade não conseguem satisfazer todos os sues clientes, fazendo com que a própria Contabilidade caia em descrédito. Há necessidade da Contabilidade voltar-se para o usuário, seguindo a uma tendência da economia mundial, e fomentar a mudança na postura do Contabilista.
  • Mensuração e Avaliação do Ativo: uma revisão conceitual e uma abordagem do Goodwill e do ativo intelectual

    Almeida, Maria Goreth Miranda; El Hajj, Zaina Said

    Resumo em Português:

    A Contabilidade propõe-se a prover os usuários com informações. Para tal, se utiliza do processo de identificar, mensurar, registrar e informar as mutações que ocorrem no patrimônio das empresas, de modo a permitir julgamentos fundamentados e decisões respaldadas. Normalmente, os números dão a impressão de exatidão. Essa, no entanto, nem sempre é facilmente obtida, Quando se trata de Contabilidade, visto que se encontra no campo das Ciências Humanas e não Exatas. O fato de os valores medidos na Contabilidade terem muito mais características sociais do que físicas, não se deve levar a considera-los menos representativos do que os calculados em outras áreas do conhecimento, pois, apesar de certa subjetividade na medição de determinados valores, essa pode, de certo modo, ser muito bem definida e controlada. Para se conhecer melhor o desafio que representa mensurar o Ativo de uma empresa, apresentou-se, neste artigo, várias formas de se proceder em tal ação.
  • Diferimento de despesas de treinamento

    Garcia, Solange

    Resumo em Português:

    Este artigo teve por objetivo específico discutir a coerência técnica, frente à legislação societária vigente, do diferimento de despesas de treinamento ativas à modalidade de capacitação profissional externa e de longo prazo oferecida por algumas empresas estatais a seus funcionários. Como objetivo geral, foi abordada a problemática da mensuração e do comportamento dos resultados proporcionados pelos recursos humanos e do reconhecimento das ações de treinamento como incrementadoras desses resultados.
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3, 05508 - 900 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5820 (ramal 115), Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ReCont@usp.br