Acessibilidade / Reportar erro

Integridade dos cotiledones na germinação e no desenvolvimento inicial de Anadenanthera colubrina (vell.) brenan (fabaceae - mimosoideae)

Apesar da grande importância ecológica e econômica das espécies florestais, pouco se sabe sobre a germinação e o estabelecimento de suas plântulas, bem como os efeitos dos danos à semente para estas etapas. Neste sentido, conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar os efeitos da perda parcial dos cotilédones de Anadenanthera colubrina, na germinação das sementes e no desenvolvimento inicial de suas plântulas. Para isso, foram avaliadas sementes inteiras e sementes seccionadas nas proporções: controle; ¹/8 da semente; ¹/4 da semente e ½ da semente. Posteriormente, as sementes foram colocadas para germinar e avaliado o estabelecimento das plântulas formadas. Os tratamentos não influenciaram na germinação, todavia influenciaram no estabelecimento e sobrevivência das plântulas. Os valores de crescimento e mortalidade foram maiores para os tratamentos com cortes mais severos. Isso indica que a perda de parte dos cotilédones não constitui uma barreira à germinação das sementes, no entanto, danos consideráveis podem prejudicar o estabelecimento e a sobrevivência das plântulas de A. colubrina.

Plântulas; sementes; Angico-Vermelho


UFLA - Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras - Departamento de Ciências Florestais - Cx. P. 3037, 37200-000 Lavras - MG Brasil, Tel.: (55 35) 3829-1706, Fax: (55 35) 3829-1411 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: cerne@dcf.ufla.br