Acessibilidade / Reportar erro

ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO SOBRE O CORTE DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATOS

RESUMO

Objetivo:

Comparar as complicações entre o Cateter Central de Inserção Periférica com ajuste de comprimento com corte e sem corte.

Método:

Ensaio clínico randomizado controlado. Compuseram a amostra 46 neonatos internados num serviço de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Paraná, Brasil, entre abril e julho de 2021, com indicação do cateter. Os participantes foram randomizados eletronicamente e divididos em grupo controle, cujo comprimento do cateter foi ajustado com o corte do mesmo, e grupo experimental, cujo cateter foi mantido sem corte. Os dados foram analisados por teste de Mann-Whitney e Teste de Fisher.

Resultados:

A média do tempo de permanência dos cateteres foi de dez dias em ambos os grupos (p=0,79). Não foi identificada diferença relevante quanto às complicações, como infiltração, obstrução e infecção.

Conclusão:

O corte do cateter para ajuste do comprimento não interfere nas complicações apresentadas. Registro no REBEC: RBR-2w4dpg5.

DESCRITORES:
Cateterismo Venoso Central; Enfermagem; Ensaio Clínico; Recém-Nascido.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br